Obra da ponte da Praia de Faro: «Fase mais crítica em termos de execução já passou»

Nova ponte estará concluída entre o Verão e o final do próximo ano

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

A obra da nova ponte da Praia de Faro «está a decorrer dentro do previsto» e a «fase mais crítica em termos de execução já passou». 

O balanço foi feito esta terça-feira, 31 de Outubro, por Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, e Luís Palaré, da Engisphera, empresa responsável pela fiscalização da obra, durante uma visita do executivo à ponte, inserida na iniciativa “Faro Positivo”.

«Uma fase importante da obra foi fazer cumprir a parte ambiental. Felizmente, correu tudo bem. Fizemos também a monitorização da ponte existente e correu tudo bem. Neste momento, a fase mais crítica em termos de execução já passou e vamos entrar numa fase mais crítica em termos de movimentação de cargas», esclareceu Luís Palaré, referindo que o transporte de vigas de cerca de 20 metros irá «causar algum transtorno no trânsito», mas espera-se que essa parte fique concluída até Maio.

Apesar de tudo estar a «decorrer dentro do previsto», Rogério Bacalhau já não prevê que a ponte seja inaugurada antes do Verão, como inicialmente estava estipulado, mas entre esse período e o final de 2024.

«Felizmente, fizemos as sondagens, adequámos o projeto e correu muito bem. Neste momento as coisas já não têm o perigo de correr mal, como tinham antes, porque temos aqui estacas cravadas a 49 metros – é um prédio muito alto -, outras a menos, a 35, mas tudo isso correu dentro da normalidade e, acima de tudo, sem ferir o ecossistema», explicou o autarca.

 

Rogério Bacalhau e Luís Palaré. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«Para a semana, as estacas ficarão todas concluídas e depois vamos começar a fazer o tabuleiro, no mês de Novembro. Seria preciso acontecer algo muito estranho para, em 2024, não estar concluída», continuou.

Esta «é a obra mais complexa, não só no concelho de Faro, mas no Algarve, que já se fez, pelo menos neste século», tendo em conta também o ecossistema onde está inserida.

A obra total inclui a construção da ponte, com duas vias, um parque de estacionamento, área de regeneração ambiental e enquadramento paisagístico, pontos de paragem, passadiço pedonal e ciclável em deck, passeio pedonal, via de circulação automóvel e posto de controlo GNR.

 

 

A área de regeneração ambiental e enquadramento paisagístico, que inclui a construção de uma rotunda, já dentro da Praia de Faro, estava prevista para o final da obra, mas será feita antes, para que «não tenhamos grandes obras entre Julho e Agosto».

«Nós temos de perceber que a Praia de Faro tem um espaço limitado, como em todo o lado, mas aqui só há uma entrada, que hoje, simultaneamente, é saída. Quando tivermos as duas faixas a funcionar, a de saída estará sempre aberta, o que criará sensação de segurança efetiva muito maior do que a que temos hoje. Para a faixa de entrada, a ideia é termos um semáforo para que as pessoas esperem antes da praia e não dentro», explicou ainda Rogério Bacalhau.

Quanto ao orçamento, o presidente da Câmara de Faro diz que se mantém nos 6,6 milhões, mas reforça que fica a faltar o investimento «de cerca de 1 milhão» para remoção da ponte atual.

Para isso, será necessário lançar um novo concurso.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub