A criação de um passadiço a sul da linha férrea entre o Largo de São Francisco e o Centro Ciência Viva, com instalação de dois novos pontões «com o triplo da capacidade do atual», bem como a requalificação das vias que ligam o largo da Estação de Faro ao largo de São Francisco são duas das obras que a Câmara de Faro pretende realizar com o financiamento de cerca de 16 milhões de euros que garantiu junto da banca.
A lista das obras que serão feitas com esta verba, cuja contratação foi aprovada na Assembleia Municipal de 3 de Novembro, fica completa com a construção de uma nova rotunda na EN125, nas Pontes de Marchil, e com a Ecovia do Litoral, entre Faro e Olhão.
A obra mais onerosa, que terá um custo estimado de 8,5 milhões de euros, é a da “Extensão da infraestrutura portuária na Porta Nova”.
Segundo explicou ao Sul Informação Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, esta obra consiste na construção de um passadiço sobre a Ria Formosa, paralelo à linha de comboio e a sul desta infraestrutura, «com duas passagens inferiores, uma no largo de São Francisco e outra na Porta Nova, no sítio da passagem de nível atual, que vai ser desativada».
Mais do que uma zona pedonal, este passadiço servirá de acesso a dois novos ancoradouros «com o triplo da capacidade do que existe atualmente na Porta Nova», onde se faz o embarque e desembarque das carreiras fluviais para as ilhas.
«Isto permitirá, naturalmente, que haja mais horários, foi também esse o objetivo. Atualmente, há barcos que têm de ficar à espera para poder acostar», ilustrou.
Também na Baixa da cidade, avança a “Requalificação do Eixo Central da Baixa de Faro”, uma obra estimada em 3,3 milhões de euros.
«Estamos a falar da requalificação da avenida da República, desde o largo da Estação da CP, passando pelo Jardim Manuel Bívar, pela zona frente aos bombeiros [Cruz Lusa] e seguindo até ao largo de São Francisco», descreveu Rogério Bacalhau.
«Também iremos construir uma nova rotunda junto aos antigos Comandos, nas Pontes de Marchil, que fará a ligação à futura 3ª Circular, mas que também irá servir o Montenegro, dando mais uma alternativa de acesso a esta localidade», ilustrou o presidente da Câmara de Faro.
A construção da rotunda está orçada em 2,4 milhões de euros.
A quarta obra para a qual o município garantiu financiamento, neste caso de 2,2 milhões de euros, é a da ligação entre Faro e Olhão da Ecovia Litoral, «uma obra que tem alguma complexidade, por implicar a construção de vários pontões, uma vez que estamos em plena Ria Formosa».
Este investimento vai ligar ao que já foi feito em Olhão e garantir uma via ciclável e pedonal a sul da linha férrea e da EN125 entre as duas cidades.
O empréstimo foi contraído junto da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve, que, entre as várias entidades bancárias consultadas, foi a que «apresentou a proposta mais vantajosa para o Município, com a taxa de juro indexada à média da Euribor a 12 meses, no mês anterior ao da prestação, acrescida de spread de 0,33 %».
«Através deste financiamento, o Município viabiliza a concretização de novos investimentos no concelho, uma vez que, apenas com recurso a capitais próprios, não dispõe de disponibilidade financeira para suportar os mesmos», ilustrou a Câmara de Faro.
Rogério Bacalhau revelou ao nosso jornal que a Câmara não vai deixar de procurar eventual cofinanciamento para as diferentes obras, mas que preferiu garantir desde logo as verbas necessárias, «à semelhança do que fizemos com o Centro Cultural de Bordeira».
«Em breve, deverão começar a ser lançados avisos do Portugal 2030 e iremos candidatar-nos, sempre que for possível», assegurou.
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