FAGAR vê candidaturas PRR aprovadas para melhorar eficiência hídrica

Obras vão também controlar as perdas de água na cidade de Faro

A FAGAR recebeu a aprovação das candidaturas submetidas ao Plano de Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitirão investir em obras para melhorar a eficiência hídrica e controlar as perdas de água na cidade de Faro. 

Na primeira operação, o investimento global de 845.305,47 euros, apoiado pelo fundo Next Generation EU, envolve um conjunto de cinco empreitadas de remodelação: Quinta do Eucalipto, Lagos e Relvas, Rua Prof. Dr. Egas Moniz e Reservatórios de Alto Rodes e Santo António do Alto, contemplando a renovação de 2,35 quilómetros de rede de abastecimento de água e a instalação de três zonas de pressão controlada (ZPC), com vista à redução de 2,70% de perdas reais de água (equivalente a 26.102 m³/ano).

Já segunda candidatura foi, de acordo com a FAGAR, produzida com o objetivo de «implementar ferramentas de medição, gestão e controlo técnico, contínuo e integrado, do sistema de distribuição de água».

Aqui, está incluída a criação e remodelação de 24 zonas de medição e controlo (ZMC), o upgrade do sistema de telegestão, a implementação de uma solução de gestão operacional e a aquisição de equipamentos de deteção de fugas (dataloggers e correlador acústico).

«Os projetos agora aprovados inserem-se numa estratégia de continuidade que tem vindo a ser executada pela FAGAR na última década, e da qual constituem parte integrante a execução de inúmeros projetos nestes últimos anos», refere a empresa municipal.

Para a FAGAR, o facto de o PRR validar parte destes projetos constitui «um reconhecimento desta estratégia e um estímulo para prosseguirmos no rumo que desenhámos há 10 anos atrás».

 



Comentários

pub