Os bairros e aldeias do concelho de Castro Marim vão celebrar o São Martinho com atividades e prova das primeiras castanhas e novo vinho, entre 10 e 12 de Novembro.
A época abre na aldeia do Azinhal, a partir das 21h00, no Largo do Mercado, onde decorrerá o tradicional magusto.
No dia 11, sábado, o roteiro é mais alargado, com quatro festas de São Martinho.
Em Altura, a partir das 10h00, há Feirinha da Castanha, junto ao Mercado Municipal. À tarde, a feirinha é animada por Ângelo Correia e pelo Rancho Folclórico de Santo Estevão.
Castro Marim tem agenda a partir das 10h00, na Zona Envolvente à Casa do Sal, com uma feirinha. O magusto terá baile, a partir das 15h30, por Nelson Santos, seguindo-se a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha (18h00) e espetáculo musical por Filipe Rodrigues (19h00). Haverá ainda um workshop para aprender a fazer Pão de Castanha, uma tradição também desta época.
Com as castanhas assadas e a jeropiga, em Odeleite, os festejos começam às 16h00, no Clube de Odeleite, e contam com a animação de Sandrine.
Na Junqueira há festejos a partir das 20h30, com a tradicional Merenda de Vizinhos e Magusto, na sede do Clube da Junqueira.
No dia seguinte, 12 de novembro, é a vez da Alta Mora, que acolhe o Convívio de S. Martinho. O já conhecido passeio pedestre, inaugura os festejos.
Encontram-se abertas as inscrições para o passeio pedestre e almoço, através do email arcdaa@gmail.com, sendo necessário o envio do nome, nº de CC/BI e data de nascimento. Segue-se o tradicional magusto e baile com Duo Reflexo, a partir das 14h00. Paralelamente, decorre o Mercadinho de S. Martinho, onde se pode comprar produtos locais, como mel, pão, queijo e artesanato.
Os convívios de S. Martinho são iniciativas apoiadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e organizadas pela Associação Recreativa e Cultural do Azinhal (A.R.C.A.) Junta de Freguesia de Castro Marim, Clube de Odeleite, Clube da Junqueira, Junta de Freguesia de Odeleite, Junta de Freguesia de Altura e Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA).
Comentários