Arte Larga encerra com Teresa Salgueiro e inauguração de loja no Museu de Olhão

No passado domingo

Um concerto de Teresa Salgueiro e a inauguração da loja do Museu Municipal de Olhão marcaram o  encerramento do “Arte Larga”, no domingo, dia 12.

No último dia da segunda edição do evento “Arte Larga”, «o Museu Municipal de Olhão esteve em destaque com a iniciativa “Museu ao Largo”, que celebrou o património cultural material e imaterial do concelho. O ponto alto do dia foi a inauguração da Loja do Museu, cujo design foi inspirado na arquitetura cubista de açoteias, mirantes e contra mirantes da cidade», segundo a Câmara olhanense, que promoveu o evento..

Domingo foi também dia de Teresa Salgueiro subir ao palco do agora chamado Auditório Municipal Maria Barroso, que foi batizado com o nome da antiga primeira-dama na inauguração do “Arte Larga”, a 3 de Novembro.

A antiga vocalista dos Madredeus já tinha, de resto, sido «convidada para a inauguração do espaço, há 14 anos».

«Dona de uma voz inconfundível e interpretando temas conhecidos de todos e outros nem tanto, este foi outro dos momentos marcantes destes dias que fizeram Olhão respirar cultura a vários níveis», ilustrou a autarquoa.

No domingo de manhã, também foi possível assistir e participar em diversas atividades, «como as Experiências para Famílias, onde se fizeram estrelas de figo e casas cubistas ou o espetáculo de rua “Ai Xico Xica”, por Sofia Pimentão e Filipe Santos. A chef Margarida Vargues explicou como se confeciona o tradicional litão e no final da demonstração, até foi possível degustar a iguaria».

A exposição de fotografia “Mar a Fora”, do fotógrafo olhanense André Gil, que surgiu no âmbito do projeto de levantamento fotográfico sobre um trabalho realizado a propósito dos profissionais do mar, no território cubista, também foi mostrada ao público neste dia e está disponível para apreciar nos próximos meses, no Museu Municipal de Olhão.

As iniciativas continuaram, no Auditório Municipal Maria Barroso, com “Caminus Duo”, por Mikhail Shumov (violoncelo) e Joana Vieira Shumova (piano), seguidos do espetáculo musical “Divas by Rita Fox”, um projeto algarvio, com o objetivo de homenagear as grandes mulheres da história da música portuguesa.

O evento “Arte Larga” terminou com a performance “Anti-sala”, do coletivo wwwperformanceart, «que voltou a levar as artes performativas ao Auditório Municipal Maria Barroso».

Esta iniciativa municipal, que decorreu entre 3 e 12 de Novembro, contou com a homenagem a Maria Barroso, a atuação de Viviane e amigos, o concerto de jazz pelo conterrâneo Júlio Resende, a conversa-teatro com o admirável Ruy de Carvalho ou a passagem da Farra Fanfarra pela Rua do Comércio, foram vários os motivos para participar no vasto programa do “Arte Larga”, permitindo que miúdos e graúdos partilhassem momentos de enriquecimento cultural.

António Miguel Pina, presidente da Câmara de Olhão, realçou a importância do «investimento que tem sido feito nas áreas da cultura e da arte. O sucesso do ‘Arte Larga’ é a prova de que a comunidade olhanense tem interesse e vive com atenção as atividades realizadas nas áreas da dança, da música, do cinema, da literatura, do teatro ou da pintura».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub