Albufeira vai manter vigilância nas praias da frente urbana este Inverno

A abrigo de um acordo com a ANSA

A Câmara de Albufeira vai criar um posto de vigilância com um nadador salvador, de modo a garantir que a assistência nas praias do Peneco, dos Pescadores e dos Alemães, até ao molhe, durante todo o ano.

A decisão foi tomada na última Reunião de Câmara, durante a qual foi aprovada uma adenda ao protocolo de colaboração que a autarquia mantém com a ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira para acautelar a continuidade da vigilância na frente urbana da cidade.

A proposta foi apresentada por Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelos pelouros do Ambiente e Assuntos do Mar da autarquia.

«Albufeira é um dos concelhos do país com a mais longa época balnear, que vai de 15 de Maio a 15 de Outubro. Estamos conscientes de que temos todas as condições para receber turistas ao longo de todo o ano e a segurança é um dos motivos principais da escolha do destino», ilustrou Cristiano Cabrita.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara, considerou, por seu lado, que esta medida é «de enorme importância», pois «contribui para atrair turistas ao longo de todo o ano».

«Esta não é a primeira vez que Albufeira tem vigilância nas praias da frente urbana», referiu ainda José Carlos Rolo, sublinhando que o concelho «é privilegiado por ter uma temperatura amena que permite fazer praia ao longo de todo o ano, motivo que nos levou, já no ano de 2022, a adotar esta solução que tem por objetivo garantir a segurança dos banhistas nas referidas praias, também, durante a época baixa».

A presente decisão enquadra-se na vigilância e segurança no âmbito das praias seguras 2023 e «engloba, igualmente, a assistência e colaboração com meios humanos ao Plano de Vigilância das Piscinas Municipais de Albufeira, bem como na elaboração de eventos aquáticos, organizados pelo Município».

A ANSA irá desenvolver e implementar todas as medidas preconizadas na adenda do Protocolo de Colaboração com a Câmara Municipal de Albufeira», acrescentou.

A ANSA é a única associação de nadadores salvadores do concelho inscrita na Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores e as suas atividades «contribuem para aumentar a segurança dos banhistas, prestando-lhes um serviço gratuito que contribui para o reforço da imagem de Albufeira como destino turístico de excelência».

Dos projetos dinamizados pela associação, a autarquia destaca o “Praias Seguras 2023”, «que possibilita a extensão das suas atividades fora da época baixa», a implementação do Plano de Assistência e Vigilância nas Piscinas Municipais, o apoio dos  nadadores salvadores na segurança e vigilância do plano de água das piscinas municipais, o apoio através das viaturas Mitsubishi 4×4 da associação, Tratocar e meios de socorro e salvamento complementares, devidamente equipados com Oxigenoterapia e DAE, certificados pelo Instituto de Socorros a Náufragos e pelo Programa do Município e dos meios da Capitania do Porto de Portimão, articulados com o Capitão do Porto.

 

 



Comentários

pub