QRIAR novos polos para dar asas à «criatividade» e «networking» no interior

Os três novos polos localizam-se na Tôr, em Querença e Alcoutim

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Os novos polos da QRIAR (primeira Incubadora Criativa do Algarve) que nasceram na Tôr, em Querença e Alcoutim, querem ser palco de «criatividade» e «networking» para que mais pessoas escolham o interior. 

Os novos polos, inaugurados oficialmente na passada sexta-feira, 20 de Outubro, pela cooperativa QRER, foram construídos no âmbito do projeto Magallanes_ICC, cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) a 75% e o restante com participação privada assegurada pelos Municípios de Loulé e Alcoutim.

«O que nós queremos é trazer pessoas para o interior, para se fixarem, ou, mesmo que não se venham diretamente fixar, que vão desenvolvendo atividades e projetos por aqui e também conhecendo o território, porque isso é o ponto de partida para que depois se possam envolver a outro nível», explicou ao Sul Informação Susana Calado, presidente do Conselho de Administração da QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, responsável pela QRIAR.

A tarde de sexta-feira começou com uma visita ao polo da Tôr, no interior do concelho de Loulé. Instalado num espaço cedido pela União de Freguesias de Querença Tôr e Benafim, tem como objetivo receber empreendedores que queiram desenvolver os seus trabalhos manuais ou simplesmente quem queira usar o local para estar ao computador. Além disso, estará apto para ser palco de reuniões, formações ou atividades criativas e pedagógicas.

«É, basicamente, um espaço multifunções de cowork, associado à incubadora, mas independente e aberto a quem queria trabalhar no território», esclarece Susana Calado.

 

Polo da Tôr. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Para Margarida Correia, presidente da União de Freguesias de Querença Tôr e Benafim, «é um privilégio o território ter este projeto aqui instalado».

«Apesar das limitações e constrangimentos, com muito esforço e boa vontade da equipa conseguimos adaptar isto, que é uma garagem. Com obras, tornou-se numa oficina pronta para receber quem escolher o interior», algo necessário para estes territórios de baixa densidade.

Também em Querença, onde a QRER tem a sua sede, houve remodelações, para que o espaço se tornasse mais acolhedor para os colaboradores, incubados ou restantes visitantes.

Sendo o objetivo da QRER, desde o início, «trabalhar para o desenvolvimento dos territórios do interior e de baixa densidade», Susana Calado não podia estar mais contente com este «passo importante, para que daqui para a frente se possa dar outros».

«Estamos a falar de nove projetos que acabaram agora a incubação e a ideia é que, daqui para a frente, possa haver mais», disse a presidente da QRER, reforçando que agora é tempo de «aproveitar para definir algumas questões que ainda não estavam estipuladas no lançamento da incubadora».

 

Polo de Querença. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Chegando “ao fim deste capítulo”, Susana Calado faz «um balanço muito positivo, sobretudo, tendo em conta toda a aprendizagem que permite agora ter outra capacidade de executar e dinamizar outros projetos».

«Apoiámos vários promotores, que desenvolveram os seus negócios e estão a trabalhar. O impacto é superior aos nove projetos incubados, porque desenvolvemos muitos cursos e residências, que tiveram como participantes outras pessoas da comunidade cultural e criativa da região», continuou.

Nas palavras de Vitor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, «é preciso evitar o declínio dos territórios do interior» e projetos como este têm contribuído para isso.

«Esta é mais uma tentativa de dinamizar o interior, por via de microprojetos que agarram recursos que estão cá e precisam de ser valorizados. Precisam também que nós continuemos a acreditar que é possível investir no interior e lutar por um futuro no interior. Nós acreditamos que alguma vez haveremos de começar um ciclo novo de vida, atividade, economia, rejuvenescimento e revitalização do interior e este trabalho da QRER é um bom exemplo disso», disse o autarca do Município que tem, desde o começo, apoiado os projetos desta cooperativa.

Agora, com os novos polos aqui instalados, espera-se que o interior ganhe ainda mais vida.

Em entrevista ao nosso jornal, Susana Calado explicou que, para já, ainda está a ser finalizado o regulamento de utilização dos espaços. Quem quiser usufruir deles, deverá iniciar o contacto via e-mail, para que, depois, mediante as inscrições, sejam feitos os horários e a distribuição.

«Nós ainda não divulgámos muito porque ainda não está tudo pronto, mas já sabemos de pessoas que têm interesse em usar os espaços. Aliás, um dos nosso projetos incubados, o Digital Rural Nomads, será um utilizador assíduo. Eles foram nossos incubados, nós ajudámos a lançar o negócio e já estamos neste momento a trabalhar numa parceria. É uma relação de interesse mútuo: eles precisam, tendo em conta o foco e objetivo do projeto desenvolvido, e nós precisamos de trazer pessoas e fazer com que se venham relacionar com o território».

 

A QRIAR é a primeira incubadora criativa do interior do Algarve. Lançada em 2020, apoia a criação de projetos empresariais na área das indústrias culturais e criativas, principalmente ligadas às atividades de turismo criativo e experiências de natureza, produtos alimentares de base local, artesanato tradicional e inovador e construção com materiais e técnicas sustentáveis.

Dos nove projetos incubados graduados em 2023 fazem parte Engenharia da Taipa, Boca de Mata, Doçaria do Sul, Laivos, Movimento “Reutilizar”, Munai Ki, Rêverie, Rural Digital Nomads e Two Dogs. 

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub