«Preferia que não» é o tema da 5ª edição da revista literária «Palavrar»

Tema é referência a Bartleby, personagem emblemática de Herman Melville

A «Palavrar — Ler e escrever é resistir», revista literária independente, de distribuição gratuita e formato digital, que reúne nomes conhecidos do panorama literário português e novas vozes, lançará a sua 5.ª edição, com apresentação pública via Zoom no domingo, 8 de outubro, às 18h30.

O seu quinto número é subordinado ao tema «Preferia que não», referência a Bartleby, personagem emblemática de Herman Melville, e promete textos que surpreenderão os leitores pela sua originalidade e irreverência.

Criada por duas amantes de literatura, que lhe deram o nome «Palavrar», inspirado em Fernando Pessoa, esta revista literária propõe-se entreter os leitores, dar a conhecer novas vozes literárias e promover a reflexão e o conhecimento.

Diana Almeida, médica obstetra, amante de livros e da escrita, que em tempos se dedicou a um blogue de crítica literária, e Analita Alves dos Santos, mentora e ativista literária, curadora do clube de leitura «Encontros Literários — O Prazer da Escrita» e autora do livro «Erros de Português Nunca Mais», são as responsáveis pelo projeto, cujo design é da responsabilidade da artista visual Isa Silva.

Caracterizada pela diversidade de rubricas e assuntos, a «Palavrar — Ler e escrever é resistir» partilha crónicas, contos, histórias infantis, poesia de autores conhecidos e desconhecidos, artigos de opinião de vozes consagradas no panorama literário nacional, escrita motivacional e crítica literária.

Inclui ainda o questionário de Proust a um convidado especial por edição. Nesta 5.ª edição, Ana Bárbara Pedrosa responde ao mais famoso questionário do mundo da literatura.

Ronaldo Cagiano, poeta brasileiro, é o convidado especial que assinala com a sua participação o encontro de diversas vozes da lusofonia, um traço distintivo desta revista literária.

Também João Melo, poeta angolano, que já participou em edições anteriores, reforça o laço de lusofonias. Júlia Domingues, João Ventura, Lénia Rufino, Maria Luísa Francisco, Marco Neves, Mário Rufino e Sandra Barão Nobre são alguns dos colunistas frequentes da «Palavrar».

O objetivo da revista é possibilitar uma aprendizagem com quem vai à dianteira e dar voz a quem deseja gizar caminho no mundo literário em Portugal.

A subscrição é gratuita, clicando aqui.

Este é o link de acesso para a sessão de lançamento via Zoom no domingo, 8 de outubro, às 18h30: https://us02web.zoom.us/j/88334716399?pwd=Ukx6bUNNaGdYQXVlOGx0dlo0djJQUT09

 

 



Comentários

pub