Orçamento de Estado prevê lançar «concursos para o Hospital Central» em 2024

Obra é reivindicada há anos

O Orçamento de Estado para 2024 prevê lançar os «concursos» para o Hospital Central do Algarve e para o Centro Regional de Oncologia no próximo ano.

A inscrição desta obra, no Orçamento de Estado, pode ser vista como mais um passo rumo à sua concretização, apesar de não ser especificado que tipo de concursos é que se prevê lançar.

A expetativa sobre a construção do Hospital Central do Algarve, obra reivindicada há pelo menos duas décadas e que começou em 2002, no governo de Durão Barroso, voltou a surgir em Setembro de 2022, quando a ex-ministra da Saúde Marta Temido assinou um despacho que relançou o processo de construção.

Com Temido fora do cargo, Manuel Pizarro, atual ministro, já se comprometeu, em mais do que uma ocasião, com o avanço desta infraestrutura, vista como essencial para a região.

Em Janeiro passado, o governante esteve no Algarve, tendo então prometido que o concurso da obra do Hospital Central do Algarve seria para lançar ainda em 2023.

Nessa ocasião, Manuel Pizarro anunciou não só a constituição da equipa técnica para conduzir o concurso de lançamento da obra do novo Hospital Central do Algarve, como a lei manda, mas também da comissão de acompanhamento do processo, neste caso, «uma opção política».

A equipa de projeto para «o estudo e preparação do lançamento de uma nova parceria público-privada para a construção» do hospital já está constituída e até é liderada por um ex-secretário de Estado da Saúde.

Trata-se de Francisco Ramos que chegou a ser também o primeiro coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19.

O número dois da equipa é Rui Lourenço, médico, professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve e ex-presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

A equipa inclui ainda uma outra algarvia, Josélia Gonçalves, atual vice presidente da ARS, mas apenas como membro suplente.

A missão desta equipa é preparar o «processo de estudo» e o «lançamento do estudo», bem como a «preparação do lançamento de uma nova parceria público-privada para a construção do novo Hospital Central do Algarve».

Quanto ao Centro Oncológico de Referência, parece ter o processo um pouco mais avançado.

Além de já ter sido assinado um protocolo para a cedência do terreno para a localização desta infraestrutura, no Parque das Cidades, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve também já adjudicou os projetos de execução e especialidades, dando mais um passo para a concretização deste projeto.

Quem já não deverá assistir ao avanço desta empreitada é Ana Varges Gomes que, apesar de ainda ser a presidente do Conselho de Administração do CHUA, está de saída do cargo.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub