CHUA adjudica projetos de execução e especialidades para Centro Oncológico do Sul

Estima-se que, anualmente, o CORS dará resposta até três mil doentes com cancro

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) deliberou a adjudicação, decorrente de Concurso Público Internacional, da realização dos projetos de execução e especialidades para o Centro Oncológico de Referência do Sul (CORS), dando mais um passo para a concretização deste projeto.

«A empresa projetista, Vitor Hugo – Coordenação e Gestão de Projetos, tem agora até 75 dias para a realização das operações necessárias à submissão para aprovação e licenciamento das operações adjudicadas», refere o CHUA.

Este equipamento vai permitir reunir, num único espaço físico, a possibilidade de diagnósticos, tratamentos e investigação na área da oncologia, e representa um investimento total de 14 milhões de euros (40 por cento financiados pelo CHUA e o restante pelo Programa Regional Algarve 2030). Estima-se que, anualmente, dará resposta até três mil doentes com cancro.

O futuro equipamento, implantado numa área com cerca de 5.500 metros quadrados no Parque das Cidades, irá integrar o Serviço Nacional de Saúde e reunirá todas as valências da área da oncologia e imagiologia para que o doente não precise de sair da região.

«O CORS vai assim reunir várias a especialidades, como oncologia médica, cirurgia, radioncologia, medicina nuclear, cardiologia, anatomia patológica, patologia clinica, nutrição, dor crónica, medicina física e de reabilitação, cuidados paliativos e apoio social, de forma a que o doente, numa única deslocação, possa realizar o seu tratamento de forma integrada e multidisciplina», reitera o CHUA.

A assinatura do protocolo para a cedência do terreno para a localização do CORS no Parque das Cidades, junto ao futuro Hospital Central do Algarve, realizou-se no passado dia 13 de Abril, entre a Associação de Municípios Loulé/Faro e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

 



Comentários

pub