Manuel Pizarro foi a Olhão ver médicos de família para todos e obras a haver

Ministro da Saúde também esteve em São Brás de Alportel e reuniu-se com os presidentes de Câmara do Algarve

Médicos de família para «toda a população» e investimentos de quase 3 milhões de euros a caminho, para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e de atendimento dos utentes. Foram estas novidades que trouxeram Manuel Pizarro ao Centro de Saúde de Olhão, ontem, terça-feira, de manhã, no âmbito de uma visita à região que incluiu uma passagem em São Brás de Alportel e uma reunião com os presidentes de Câmara algarvios.

Na sua passagem pelo concelho de Olhão, Manuel Pizarro esteve na recém-inaugurada Unidade de Saúde Familiar “Lendas d’Olhão”, cuja entrada em funcionamento aconteceu a 2 de Outubro e permitiu garantir que há médico de família para todos os olhanenses.

«O que se passa aqui tem um enorme significado. O concelho de Olhão, que tem mais de 45 mil habitantes, tem, a partir do início do mês de Outubro, cobertura plena, o que significa que todas as pessoas têm médico de família. Penso que há décadas que isto não acontecia aqui em Olhão», ilustrou o ministro da Saúde.

«A possibilidade de todos os nossos cidadãos terem médico de família é muito importante. (…) Com certeza que o acompanhamento das pessoas pelo seu médico de família também permitirá diminuir problemas mais graves, mais à frente», além de «retirar alguma pressão junto dos nossos hospitais», disse, por seu lado, António Pina, presidente da Câmara de Olhão.

«Devo dizer que é apenas o primeiro concelho do Algarve onde isso vai acontecer, já que vários se seguirão. Hoje mesmo estaremos em São Brás de Alportel para assinalar a mesma coisa: todos os cidadãos passarão a ter médico de família», acrescentou o ministro.

 

 

Isto é possível graças à criação de unidades de saúde familiar, «que são um modelo que permite atender mais utentes e permite cativar mais profissionais», mas também «devido à descentralização», porque «foi o envolvimento da Câmara de Olhão que tornou isto possível», por ter sido «capaz de mobilizar os profissionais» para avançar com esta nova USF.

Para isso muito contribuiu o compromisso assumido pela Câmara de construção de um novo edifício para a nova unidade, junto às piscinas municipais.

«Esta disponibilidade da equipa de médicos, enfermeiros, administrativos e assistentes operacionais iniciarem já, foi bastante incentivada com esse compromisso. O projeto aqui que estamos a apresentar aqui hoje é um projeto construído com todos, já com esses profissionais de saúde», revelou António Pina.

Na calha está, desde logo, a construção de um novo edifício, junto às piscinas municipais, «que é uma zona relativamente acessível, central, com estacionamento, potenciando esse equipamento público», num projeto orçado em 1,4 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Também prevista está «a requalificação do Centro de Saúde de Olhão, que custará cerca de 1,5 milhões de euros».

A nossa pretensão é que, tanto no caso da nova unidade de saúde, quer no da reabilitação do Centro de Saúde, o projeto técnico termine até ao primeiro trimestre do próximo ano, para lançarmos o concurso ainda em 2024, uma vez que a obra tem obrigatoriamente que estar concluída até 2026.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub