São Brás de Alportel mostrou a Manuel Pizarro obras que está a fazer na área da Saúde

Ministro também foi conhecer a nova Unidade de Saúde Familiar existente no concelho

Manuel Pizarro, ministro da Saúde, esteve esta terça-feira, dia 17, em São Brás de Alportel, para visitar os trabalhos em curso da obra de reabilitação do Centro de Saúde, orçada em 300 mil euros, e conhecer a nova Unidade de Saúde Familiar existente neste concelho, que permite que, desde 2 de Outubro, haja médico de família para toda a população.

O membro do Governo também ficou a conhecer o projeto de construção do novo edifício que vai albergar a Unidade de Saúde Familiar da Villa e esteve no local onde será concretizado este investimento, que será superior a 2 milhões de euros.

No âmbito de uma passagem pela região, que o levou a Olhão, onde também já há 100% de cobertura de médico de família, e a Faro, para se reunir com os presidentes de Câmara do Algarve, Manuel Pizarro fez questão de conhecer projetos na área da saúde que contam com apoio do o Plano de Recuperação e Resiliência, como é o caso da reabilitação do Centro de Saúde de São Brás de Alportel.

«Estamos a fazer investimentos públicos nesta área sem precedentes», ilustrou Vitor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel .

Considerando que «a saúde é um pilar de ação da autarquia, que tem procurado encontrar condições e soluções para superar dificuldades e garantir o melhor acesso aos cuidados de saúde à população», o autarca falou da transferência de competências do Estado para o Município nesta área, um desafio que diz ter aceitado «convicto de que é uma mais-valia para a comunidade e para os profissionais de saúde».

Já Manuel Pizarro mostrou-se satisfeito por ver o «PRR em pleno movimento» e defendeu que «a descentralização, através da transferência de competências, já está a ajudar a acelerar a concretização destes projetos, criando uma proximidade maior com a comunidade e os serviços públicos de saúde».

A visita contemplou uma visita às instalações do Centro de Saúde de São Brás de Alportel, onde o Ministro da Saúde teve oportunidade de contactar com os profissionais de saúde e conhecer as obras de beneficiação em curso e culminou com uma deslocação à Rua das Comunidades, ao Quarteirão Fonte Maria, a norte da vila, onde irá nascer o futuro edifício da Unidade de Saúde Familiar, «que se pretende que seja uma realidade em 2024», segundo a autarquia.

 

 

 



Comentários

pub