Loulé promove semana do envelhecimento ativo e saudável

Atividades começaram no dia 7 e decorrem até dia 13

O Município de Loulé está a desenvolver, até dia 13 de Outubro, mais uma edição da Semana de Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável “Envelhecer e Viver”.

Com entrada livre, o programa inclui sessões interativas sobre estilos de vida e promoção da saúde mental e física, atividade física, palestras, e conta com a presença de especialistas em diversas áreas relacionadas com as questões do envelhecimento ativo e direitos das pessoas idosas.

Esta iniciativa insere-se nas celebrações do Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de Outubro), que em Loulé foi assinalado com o espetáculo “Insónia”, do artista Fernando Mendes, que reuniu cerca de 1 milhar de espetadores no Pavilhão Municipal “Professor Joaquim Vairinhos”.

No sábado, houve um baile social no Salão de Festas, com a participação do Clube de Danças da Escola Secundária João de Deus, e no domingo, às 15h30, no Mar Shopping Algarve, foi inaugurada a Exposição de Pintura e Macramé, com trabalhos elaborados no âmbito do Projeto Bairr’Art.

Esta segunda-feira o Cineteatro Louletano começou a receber, a partir das 10h00, um encontro durante o qual será apresentada a proposta de implementação do Projeto Age-friendly Cities and Communities da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Portugal, e promovida uma discussão sobre políticas de saúde e iniciativas implementadas nos diferentes estados membro da região Europeia da OMS que visem promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas idosas, num cenário de crescente longevidade.

No Palácio Gama Lobo, os seniores vão ser convidados a ter uma experiência criativa. Sob o mote “Partilhando memórias… Fazer empreita”, os participantes terão a oportunidade de estar em contacto com uma das tradições artesanais deste concelho e que ganhou uma nova dinâmica com o projeto Loulé Criativo. A atividade decorre no
dia 10, às 10h00.

À tarde, a partir das 14h30, tem lugar uma sessão aberta promovida pela DECO, GNR e APAV, com o intuito de alertar esta população para a prevenção de burlas e vendas agressivas que, em muitos casos, têm as pessoas idosas como alvo.

Na quarta-feira, 11, prosseguem as iniciativas de sensibilização: às 10h00, sobre os autocuidados da pessoa idosa na prevenção da doença, e às 16h00, sobre as questões da sexualidade nesta faixa etária.

No dia seguinte, terá lugar uma sessão sobre a saúde mental (10h00), enquanto que Carmen Garcia, enfermeira e autora do livro “A Última Solidão”, vai estar à conversa sobre os desafios do envelhecimento (15h00).

O programa encerra no dia 13 de Outubro, com uma manhã com animação e convívio. No Parque Municipal de Loulé, estarão em foco algumas práticas de bem-estar como a promoção da alimentação saudável através de Showcooking “Como fazer um piquenique saudável” ou a prática de exercício físico. Os participantes terão ainda
uma pequena aula de Tai Chi e de Hatha Yoga Integral.

No Palácio Gama Lobo, às 14h30, está prevista uma sessão de informação sobre os benefícios sociais e informação prática sobre prestações sociais, coordenada pelo Instituto de Segurança Social de Faro.

Pretende-se que esta semana seja um espaço dinâmico, de reflexão e aprendizagem, aberto a todos os cidadãos e parceiros institucionais que, no concelho de Loulé, concorrem para a promoção de uma melhor qualidade de vida da população de 65 e mais anos e das suas famílias.

A participação é gratuita, mas requer inscrição para algumas atividades assinaladas no programa.

 

 



Comentários

pub