“O património da água no Mediterrâneo Ocidental: Sistemas de captação, distribuição e gestão da água”. Este é o tema de um colóquio internacional que se realiza nos dias 12 e 13 de Outubro, no Convento do Espírito Santo, em Loulé.
O evento, organizado pela Universidade do Algarve, em parceria com diversas entidades académicas e culturais, entre elas a Câmara Municipal de Loulé, conta com a participação de especialistas que irão partilhar as suas investigações sobre os sistemas de captação, distribuição e gestão da água em Portugal, Espanha, Marrocos, Argélia e Tunísia.
A gestão parcimoniosa da água constitui uma das dimensões fundamentais da história do Mediterrâneo com expressão a nível da construção da paisagem, das arquiteturas de produção e da cultura imaterial.
O colóquio pretende aprofundar o conhecimento das comunidades locais e a transmissão de saber entre gerações e territórios, bem como reconhecer as diferentes expressões deste património em função das condições ecológicas e dos modos de construir e habitar.
Esta é também uma oportunidade para discutir as novas soluções a desenvolver no contexto da emergência climática e crise hídrica que afetam o Mediterrâneo Ocidental.
A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia aqui.
Comentários