Lagoa e Boa Vista (Cabo Verde) passam a ser cidades geminadas

O protocolo foi assinado na cidade de Sal Rei, no dia 29 de Setembro

Os Municípios de Lagoa e da Boa Vista, em Cabo Verde, celebraram, na semana passada, um protocolo de geminação, entre estas duas cidades.

Uma comitiva composta pelo presidente da Câmara Luís Encarnação, pelo presidente da Assembleia Municipal Águas da Cruz, pelo vereador com o pelouro das Geminações Mário Guerreiro, e por um técnico do Município deslocaram-se, na semana passada, à ilha da Boa Vista, em Cabo Verde, para assinar este documento.

O protocolo foi assinado na cidade de Sal Rei, no dia 29 de Setembro, pelo presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, e o presidente do Município da Boa Vista Cláudio Mendonça.

«O acordo visa fortalecer a colaboração, intercâmbio cultural e a partilha de boas práticas em diversas áreas de interesse comum», diz a Câmara de Lagoa.

A parceria de geminação centrar-se-á em áreas como a educação, o turismo, o ordenamento do território, o desenvolvimento económico, a empregabilidade, a sustentabilidade ambiental, a pesca, as artes, a cultura, o desporto, a ação social e o bem-estar.

Os Municípios de Lagoa e Boa Vista nomearão representantes para servirem como pontos de contacto principais para operacionalizar a parceria de geminação.

Com a celebração deste protocolo foi dado cumprimento à decisão tomada, por unanimidade, na reunião de Câmara, datada de 2 de Junho, e à deliberação tomada, por maioria, com 24 votos a favor e uma abstenção do Chega, na Assembleia Municipal, datada de 21 de Junho.

Além da cerimónia de assinatura do acordo de geminação, o presidente da Câmara visitou a Estação Dessalinizadora da Boa Vista e participou, como orador convidado, no evento sobre turismo, no âmbito do Dia Mundial do Turismo.

«É um momento histórico para Lagoa, não só pela forte ligação que existe entre as duas comunidades e que agora sairá reforçada com este acordo, mas pela partilha de experiências e práticas de dois concelhos fortemente associados ao turismo e que enfrentam desafios semelhantes. A escassez da água potável é uma realidade que também nos afeta, no Algarve, e o exemplo da dessalinização da água em Boa Vista é um sinal do caminho que há a fazer e aprender com o que melhor se faz para resolver um problema que, muito em breve, será de todos», disse o autarca.

 



Comentários

pub