Grupo de Trabalho das Grutas de Benagil volta a reunir-se hoje

Grupo de trabalho é composto por vinte entidades, entre as quais sete Secretarias de Estado, a Câmara de Lagoa, o Turismo de Portugal e a Região de Turismo do Algarve

A segunda reunião do Grupo de Trabalho sobre as Grutas de Benagil decorre esta tarde, a partir das 15 horas, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

Este Grupo de Trabalho foi criado pelo Despacho do Governo n.º 8777/2023 de 30 de agosto, que visa estabelecer a capacidade de carga humana e de determinar as condições de acesso às Grutas de Benagil.

Localizadas junto à praia de Benagil, no concelho de Lagoa, são um dos principais pontos turísticos do Algarve, designadamente o Algar de Benagil.

«Estas grutas naturais têm suscitado, nos últimos anos, a curiosidade de um crescente número de pessoas, que as procuram por via marítima, levando a um aumento expressivo do número de visitantes que permanece naquela área, sobretudo no período estival», explica a CCDR.

Assim, «torna-se necessária a definição do limite máximo da capacidade de carga humana nas Grutas de Benagil, sendo fundamental regulamentar o respetivo acesso, face à necessidade de proteção e prevenção de situações de risco para a segurança das pessoas, sobretudo considerando a elevada erosão que se tem manifestado naquela área, o que impõe a definição de regras de utilização para os visitantes, para reforço da sua segurança».

 



Comentários

pub