Dia das Aves Migratórias assinalado pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA

No passado domingo, 22 de Outubro

O Dia das Aves Migratórias foi assinalado pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA) no passado domingo, 22 de Outubro. 

Este dia, que se celebra desde 2006, tem como objetivo alertar para a importância de conservar as espécies e seus habitats, um desígnio que a RNSCMVRSA tem vindo a desenvolver desde a sua criação, em 1975.

O dia foi vivido na natureza, apesar da tempestade que encurtou a caminhada programada para a manhã, guiada pelo fotógrafo de Natureza, experiente e interessado pela observação de aves, Agostinho Gomes e o diretor geral da empresa Proactivetur João Ministro.

Seguiu-se a apresentação do livro fotográfico “A Natureza no Mundo”, pelo fotógrafo Hugo Esteves, um dos colaboradores desta obra, que celebra o maravilhoso mundo da fauna e flora, tudo autoria de vários fotógrafos portugueses.

As comemorações continuaram com as palestras “Os segredos da Migração”, de Gonçalo Elias (colaborador em oito atlas ornitológicos em Portugal e no estrangeiro, autor ou coautor de mais de vinte livros sobre aves portuguesas e sobre os melhores locais para as observar, fundador e administrador do Fórum Aves, fundador e coordenador do portal avesdeportugal.info), e “Cada vez há mais ou menos aves aquáticas ao longo da rota migratória do Atlântico Oriental?”, pelo professor de Ornitologia António Araújo.

Esta foi uma ação promovida no âmbito da Cogestão da RNSCMVRSA, presidida pelo município de Castro Marim e que integra um conjunto de outras entidades competentes, como o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Associação de Defesa do Património de Mértola e Associação Odiana.

 

 



Comentários

pub