Deputados do PSD exigem «resultados concretos no combate à seca no Algarve»

Para o deputado Rui Cristina, «não bastam a propaganda, nem a criação de mais uma comissão

Os deputados do PSD exigiram ao Governo «resultados concretos no combate à seca no Algarve», querendo saber que dados permitem Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente, afirmar que «não vai faltar águas na torneira» na região. 

Para o deputado Rui Cristina, «não bastam a propaganda, nem a criação de mais uma comissão, ou ainda o enunciar de estar em fase de conclusão uma proposta do Governo para alterar a Lei da Água».

«Ao longo destes anos, não existiram, por parte de Governo, medidas concretas para atenuar a severidade do problema da seca, faltaram o compromisso político necessário e a determinação para se colocarem no terreno alternativas para a gestão criteriosa de um recurso essencial à vida», alerta Rui Cristina.

Em contrapartida, «temos comissões, grupos de trabalho, planos e mais planos que não são concretizados, quando o Algarve precisava de medidas de contingência, em especial poupanças efetivas, quando a água armazenada só garante apenas um ano de consumos».

Os deputados do PSD questionaram o Ministro do Ambiente, considerando que o Algarve enfrenta a mais crítica situação de que há registo neste século, no que à escassez de água diz respeito, pelo que se impõe o esclarecimento sobre a execução das 57 medidas do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, anunciado em 2020 e aprovado em 2021, e previsão de um investimento de 228 milhões de euros.

Trata-se, segundo Rui Cristina, de «abandonar o Algarve à sua sorte, numa situação crítica e com pesados prejuízos para vários sectores económicos», em que se já cortaram os consumos, designadamente a agricultura e o segmento turístico do golfe que contribui decisivamente para diminuir a sazonalidade da indústria turística.

O PSD questiona ainda o que já fez a task force criada em Junho e se vai continuar a inércia do Governo.

 



Comentários

pub