Autódromo Internacional do Algarve recebe jornadas do European Le Mans Series

No dia 20 e 22 de Outubro

O Autódromo Internacional do Algarve vai ser palco das 4 Horas do Algarve e 4 Horas de Portimão, a 5ª e a 6ª jornadas do European Le Mans Series, que se vão realizar na sexta-feira, 20 de Outubro, e domingo, 22. 

Esta competição é, neste momento, liderada pela Algarve Pro Racing, uma equipa que tem sede, na Guia, a cerca de 30 minutos do Autódromo Internacional do Algarve, que foi fundada em 2010 pela dupla marido e mulher Stewart e Samantha Cox.

No entanto, e apesar de jogarem “em casa”, os responsáveis pela empresa não consideram que a equipa parta em vantagem.

«Para nós será mais uma corrida, neste caso duas, e será da mesma forma que gerimos todas as restantes da temporada que vamos gerir esta, queremos arrancar na ‘pole’ e ficar longe de problemas que possam acontecer. O nosso carro foi construído para as 24 Horas de Le Mans e por isso sabemos que em condições normais estamos seguros da sua fiabilidade e competitividade, os pilotos estão preparados e vamos entrar em pista com a mesma mentalidade e vontade com que entramos sempre», afirma Stewart Cox.

A chegada ao mundo do Endurance deveu-se ao facto de ser mais fácil encontrar apoios e budget para aí competir, mas a poucas horas do momento da verdade e com o título maior no horizonte Cox não se mostra deslumbrado pelo facto de poder ser vencedor do ELMS no Algarve que adotou como casa da sua equipa.

«Vencer no Algarve e conquistar o título será naturalmente importante para nós, mas não pensamos muito nisso, pelo menos por agora…é mais uma prova, mais uma pista e mais um evento que queremos vencer. A pista é especial pelas suas subidas e descidas e também porque tem muitas curvas em apenas uma volta…é das mais bonitas do campeonato e todos os pilotos gostam bastante de aqui competir. Acho que acima de tudo vamos ter um grande espetáculo e um fim-de-semana fantástico de competição», continua.

A equipa chega ao Autódromo Internacional do Algarve na liderança da classificação LMP2 com o trio do carro número 25, composto por Kyffin Simpson, Alex Lynn e James Allen, a deter uma vantagem de 17 pontos depois de vencer a segunda corrida da temporada na Bélgica. Porém, com duas corridas em Portugal e ainda 52 pontos em disputa, a equipa sabe que ainda tem muito trabalho pela frente antes de levantar o troféu na noite de domingo.

Portugal acolhe a final da temporada da European Le Mans Series desde 2014. Durante três anos, de 2014 a 2016, a ronda portuguesa da série foi realizada no Estoril. Em 2017, a corrida realizou-se pela primeira vez no Autódromo Internacional do Algarve e tem sido o palco do final da temporada nos últimos sete anos.

A primeira edição das 4 Horas de Portimão realizou-se no dia 22 de Outubro de 2017 e foi vencida pelo nº 40 Graff Oreca 07 – Gibson de Richard Bradley, James Allen e Gustavo Yacaman. A Proton Competition venceu três das seis anteriores 4 Horas de Portimão, com Christian Ried a integrar as três equipas em 2017, 2018 e 2020.

A United Autosports é a equipa de maior sucesso em Portimão, com duas vitórias LMP2 (2018 e 2021) e duas LMP3 (2017 e 2020). A equipa anglo-americana também apareceu nos pódios LMP2 e LMP3 em todas as corridas de 2017 a 2021, e no pódio LMP3 em 2022. A United Autosports garantiu 13 pódios nas seis corridas realizadas em Portimão.

Em 2022, Sarah Bovy, Michelle Gatting e Doriane Pin tornaram-se na primeira equipa exclusivamente feminina a vencer uma corrida ELMS com o Ferrari 488 GTE EVO Iron Lynx.

Já em 2022, Malthe Jakobsen também estabeleceu um novo recorde no ELMS quando o dinamarquês garantiu a sua sexta pole position LMP3 em seis tentativas no número 17 da COOL Racing Ligier-Nissan, a primeira vez que todas as ´’seis pole position’ numa temporada foram para o mesmo piloto.

Este ano, participam nas 4 Horas de Portimão 17 anteriores vencedores: Louis Deletraz (nº 34 Racing Team Turquia) – 2022 – LMP2; Salih Yoluc (nº 34 Racing Team Turquia) – 2022 – LMP2 P/A; Charlie Eastwood (nº 34 Racing Team Turquia) – 2022 – LMP2 P/A; Malthe Jakobsen (nº 37 COOL Racing) – 2022 – LMP3; Phil Hanson (nº 22 United Autosports) – 2021/2018 – LMP2; Jonathan Aberdein (nº 43 da Inter Europol Comp) 2021LMP2; Alexandre Coigny (nº 37 COOL Racing) – 2021 – LMP2 P/A; Nicolas Lapierre (nº 37 COOL Racing) – 2021 – LMP2 P/A;  Matteo Cressoni (nº 60 Iron Lynx) – 2021 – LMGTE;  Christian Ried (nº 77 Proton Competition) – 2020/2018/2017 – LMGTE; Alessio Picariello (nº 16 da competição Proton) – 2020 – LMGTE; Paul Loup Chatin (nº 28 IDEC Sport) – 2019 – LMP2; Paul Lafargue (nº 28 IDEC Sport) – 2019 – LMP2; James Dayson (nº 5 RLR M Sport) – 2019 – LMP3; Nicklas Nielsen (nº 50 Formula Racing) – 2019 – LMGTE; James Allen (nº 25 Algarve Pro Racing) – 2017 – LMP2  eMatteo Cairoli (nº 60 Iron Lynx) – 2017 – LMGTE

Os recordes de volta actuais foram todos estabelecidos em 1 de Novembro de 2020: LMP2 – Mikkel JENSEN – 1m29,670 – 186,8 km/h; LMP3 – Tom GAMBLE – 1m37,180 – 172,4 km/h e LMGTE – Rahel FREY – 1m39,671 – 168,1 km/h.

A volta ELMS mais rápida registada em Portimão foi marcada a 31 de Outubro de 2020 – Job VAN UITERT – 1m28.627 – 189,0 km/h – Qualificação LMP2

A corrida mais longa foi realizada em 2020, com os vencedores a cumprir 683,99 quilómetros ou 147 voltas ao circuito com 4.653 metros. A corrida mais curta foi realizada em 2019. Foram realizadas apenas 493,22 km ou 106 voltas.

 

 



Comentários

pub