Algarve Social Development Summit junta 550 participantes em Silves

Encontro foi organizado pela IPSS Amigos dos Pequeninos

O Algarve Social Development Summit, organizado pela IPSS Amigos dos Pequeninos, juntou, nos passados dias 12 e 13 de Outubro, 550 participantes e 70 oradores, nacionais e internacionais, no Instituto Piaget em Silves. 

O encontro, que contou com o apoio do Laboratório Colaborativo do Algarve Biomedical Center (ABCoLAB) e da Subcomissão do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) do Algarve, teve como principal objetivo «fomentar a discussão e partilha de temas relevantes relacionados com o setor social».

O Algarve Social Development Summit abordou tópicos como a inclusão, envelhecimento ativo, projetos sociais inovadores, boas práticas de gestão social e os encontros do SNIPI.

Juan Correia, presidente da direção da Amigos dos Pequeninos IPSS e líder da comissão organizadora do Algarve Social Development Summit, afirma que «o evento superou todas as expectativas em termos de participação».

«É um privilégio reunir mais de 500 pessoas em Silves para debater temas tão importantes para o setor social, tanto a nível regional como nacional», continuou.

A sessão de abertura contou com a presença de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, Luísa Conduto Luís, vice-presidente do Município de Silves, Brandão Pires, 1º secretário da Associação de Municípios do Algarve, Margarida Flores, diretora do Centro Distrital da Segurança Social do Algarve, e Alexandre Lima, delegado regional da educação.

 

 

No primeiro dia do evento, decorreram os encontros do SNIPI, organizados com o apoio da Subcomissão deste serviço no Algarve.

Além disso, foram apresentados projetos sociais inovadores e boas práticas de gestão social, incluindo o projeto UTOPIA, pela direção da Amigos dos Pequeninos, que visa criar respostas de saúde mental inovadoras na região.

No segundo dia, a discussão centrou-se na temática da inclusão, com a presença de Sofia Santos, que abordou a disrupção na inclusão, e da sexóloga Vânia Beliz, que discutiu a diversidade na sexualidade.

A sessão sobre envelhecimento ativo, organizada com o apoio do ABCoLAB, contou com a participação de vários oradores nacionais e internacionais, incluindo Nuno Marques, coordenador nacional do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável.

«Falou-se de temas absolutamente estruturantes para a região e a sensação geral é de que são necessárias mais iniciativas desta natureza, o que também é demonstrado pela fantástica adesão que tivemos. Já fomos desafiados a realizar uma nova edição em 2025», disse Juan Correia.

O presidente da direção da Amigos dos Pequeninos IPSS agradeceu aos colegas da CAOS e aos voluntários que desempenharam um papel fundamental na preparação e execução do evento, destacando que «sem uma equipa assim, nada disso teria sido possível».

O evento contou com a colaboração do Município de Silves e do Lions Clube de Silves.



Comentários

pub