Taça do Mundo de Corridas em Areia estreia-se em Portugal com prova em Monte Gordo

Foi criada uma equipa técnica responsável pela elaboração, implementação e monitorização do Plano de Valorização Ambiental

O areal da praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António vai receber, de 17 a 19 de Novembro, a Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia, uma competição inédita em Portugal. 

Esta será a etapa portuguesa da nova Taça do Mundo de Corridas em Areia, introduzida este ano pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

O circuito com cerca de 5 quilómetros, integralmente em areia, é o destaque do festival.

Alguns dos nomes mais famosos da modalidade já estão confirmados no Monte Gordo Sand Experience, como o atual líder da Taça do Mundo, Tod Kellet (Yamaha).

O britânico venceu as duas provas da competição até ao momento, disputando o título mundial em Monte Gordo com o belga Yentel Martens (Honda), atual segundo classificado e filho do ex-campeão do Mundo de Motocross, Jacky Martens. Outra estrela das areias que estará em Portugal é o francês Milko Potisek (Yamaha), triplo vencedor do Enduropale du Toquet.

Paulo Alberto (Yamaha) será uma das grandes atrações para o público português em Monte Gordo. O pluricampeão português e brasileiro de Motocross e Supercross vai interromper a sua época no Brasil para viajar até ao Algarve, onde vai competir com os melhores especialistas mundiais das corridas em areia. Espera-se um forte contingente nacional na estreia da Taça do Mundo em Portugal, embora as inscrições ainda estejam a decorrer.

Com um circuito mais curto do que o das duas provas anteriores, a visibilidade para o público é um dos grandes atrativos do Monte Gordo Sand Experience.

Estarão disponíveis três localizações com uma vista privilegiada para toda a área de competição: rooftops para uma visão mais elevada; um imenso passadiço na praia e uma área reservada no areal, onde um dos principais motivos de interesse é a proximidade com os pilotos.

Ao longo da avenida marginal de Monte Gordo, serão dinamizadas várias atividades dedicadas ao público, que terá também à sua disposição um Fun Park para toda a família.

Para evitar qualquer impacto ambiental, foi criada uma equipa técnica responsável pela elaboração, implementação e monitorização do Plano de Valorização Ambiental.

Este plano agrega um conjunto de projetos e ações consideradas importantes na redução da pegada de carbono associada à realização do evento e no controlo dos eventuais impactos que as atividades possam gerar.

Estão igualmente previstas ações como a plantação de pinheiros, a distribuição de informação relativa a boas práticas e o reforço dos equipamentos de recolha de resíduos indiferenciados e recicláveis. O circuito será também desenhado de forma a permitir que o público aceda com facilidade, utilizando os acessos existentes (passadiços) e não outros.

De resto, a prova reúne também todos os pareceres necessários para a sua realização, emitidos pelas entidades competentes.

De forma a monitorizar a qualidade do areal e da água serão realizadas análises aos parâmetros microbiológicos e aos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PHAs).

A recolha das amostras da areia será efetuada em três momentos distintos, nomeadamente, antes da movimentação das areias, necessárias para a criação do circuito das provas, no dia útil imediatamente a seguir à realização do evento e após a regularização do areal. Todas as movimentações de areias a realizar serão as mínimas possíveis, sendo as mesmas repostas no local logo que termine a prova.

Durante a apresentação oficial do evento, esta quarta-feira, em Lisboa, Carlos Barbosa destacou a aposta da autarquia local na equipa do ACP.

«A Câmara de Vila Real de Santo António fez uma grande aposta ao criar este evento no mês de Novembro e tenho a certeza de que teremos milhares de pessoas em Monte Gordo, inclusive espanhóis. O ACP não é só automóveis, temos capacidade para organizar estes eventos de motos e vamos garantir um grande final para a Taça do Mundo», afirmou o presidente do ACP.

Álvaro Araújo, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, revelou a estratégia que esteve na origem do Monte Gordo Sand Experience.

«Quisemos criar um novo evento âncora que seja simultaneamente um polo de atração de pessoas ao concelho no mês de novembro, na época baixa, gerando um impacto significativo na economia local e promovendo o nosso território em dezenas de países, através desta competição mundial», apontou Álvaro Araújo, que realçou ainda o Plano de Valorização Ambiental criado para o evento.

«Temos a melhor praia do mundo e vamos continuar a ter a melhor praia do mundo», garantiu.

 



Comentários

pub