Mais de 100 professores partilham práticas pedagógicas no início de ano letivo em Loulé

O encontro realizou-se no dia 12 de Setembro, no Auditório do Solar da Música Nova

O “I Encontro Pré-Escolar, 1º Ciclo – Partilha de Práticas Pedagógicas” marcou o início do ano letivo em Loulé com a presença de mais de 100 educadores do Pré-Escolar, docentes do 1º Ciclo e representantes da direção dos agrupamentos de escolas da rede pública de ensino deste concelho. 

O encontro realizou-se no dia 12 de Setembro, no Auditório do Solar da Música Nova.

A sessão de abertura contou com a presença da vice-presidente da Câmara de Loulé Ana Machado, responsável pelo pelouro da Educação, e Carla Cardoso Vilhena, professora auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da
Universidade do Algarve e investigadora integrada no Grupo “Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais” do Centro de Estudos Interdisciplinares.

A moderação da sessão esteve a cargo de Daiana Ferreira, psicóloga e presidente da Associação KOKUA.

Durante o encontro, foram apresentadas práticas educativas pelo painel de convidados.

Fátima Aresta, educadora de infância e diretora pedagógica no Centro de Atividade Infantil de Évora, convidou os participantes a refletir sobre a utilização inteligente e consciente dos recursos presentes no contexto escolar e comunidade para proporcionar aprendizagens através da experiência.

Maria João Dias, educadora do Jardim de infância da Patã, consciente da “perturbação do défice de natureza”, enfatizou nesta sessão a importância dos recursos do exterior para o desenvolvimento das competências motoras e emocionais das crianças.

 

 

Perante as dificuldades com um grupo de crianças pouco motivadas, Sónia Pinto, professora do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Albufeira, considerou ser importante arriscar e desafiar os alunos a assumirem um papel ativo, não só na comunidade escolar, mas também nas suas aprendizagens.

A terminar, Luís Borges, neuropediatra, que exerceu funções como diretor dos Serviços de Neuropediatra do Hospital Pediátrico de Coimbra, na qualidade de presidente da Associação Nacional de Intervenção Precoce e fundador do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, guiou a plateia para uma reflexão sobre o respeito pela diferença e o lugar da pessoa com necessidades educativas, desde a infância, no acompanhamento e inclusão no contexto escolar.

«Urge a necessidade de refletir sobre o conceito de inclusão, abraçar a diferença e educar todos os indivíduos para a solidariedade», afirmou.

«Este Encontro proporcionou um espaço de reflexão sobre os novos problemas e desafios nos processos educativos, e de partilha de experiências educativas, projetos, ideias para a definição das melhores estratégias para o futuro da Educação no concelho», referiram os responsáveis municipais, enaltecendo o êxito desta iniciativa.

 



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