Faro entrega à IP projeto de viaduto sobre a linha junto ao Teatro das Figuras

Projeto prevê estruturas distintas para trânsito rodoviário e para peões e bicicletas

A Câmara de Faro entregou à Infraestruturas de Portugal o projeto para a construção de duas passagens superiores, uma rodoviária e outra para ligação pedonal e ciclável, que vão permitir eliminar a passagem de nível existente junto ao Teatro das Figuras e tornar mais seguro o acesso ao Parque Ribeirinho da cidade.

A entrega deste projeto, que tem um custo estimado de 4 milhões e 600 mil euros, a investir pela IP, que será a responsável por fazer a obra, aconteceu no âmbito da sessão solene Dia do Município de Faro, dia 7 de Setembro, a passada quinta-feira.

A criação desta passagem superior, recorda a Câmara de Faro, «resulta da exigência da IP no âmbito da autorização da empreitada do Parque Ribeirinho, que veio a resultar do acordo para supressão da passagem de nível ali existente, assinado no dia 7 de setembro de 2020».

Na altura, como o Sul Informação deu conta, a empresa assumiu o compromisso de realizar e custear a empreitada, enquanto o município assumiu os custos de elaboração dos projetos que foram agora entregues.

A realização desta obra vem complementar os planos que o município farense tem para esta zona, nomeadamente os projetos que tem de requalificação da zona a Sul da linha férrea, que Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, quer deixar feita ou numa fase já avançada quando terminar este seu terceiro e último mandato.

Tendo em conta «os valores ambientais e patrimoniais próximos, bem como toda a área envolvente e os eixos visuais existentes», o projeto tem características de «arquitetura minimalista e pouco impactante, de forma a reduzir o impacto visual no contexto urbano e imagem do local», lê-se na descrição técnica do projeto.

De forma a garantir acessibilidade e mobilidade a todos, «o projeto de passagem superior vai contar com rampas e tabuleiro com perfil mínimo de 7 metros de largura para circulação automóvel, 2,4 metros de perfil mínimo para ciclovia e 1,5 metros para área pedonal, totalizando um total de 10 metros», revela a autarquia farense.

«As rampas e percursos acessíveis terão que garantir igualmente o acesso por pessoas com mobilidade condicionada», acrescenta.

 

 

A proposta entregue à IP prevê a construção de duas estruturas autónomas, «que se encontram sobre a linha férrea».

Uma delas, a ligação pedonal e ciclável, é mais extensa que a outra, destinada ao trânsito automóvel, «para garantir as inclinações mínimas admissíveis» para pessoas com dificuldades de locomoção. Ao todo, esta plataforma terá 322 metros de extensão e terá início no separador central da Avenida Calouste Gulbenkian.

A plataforma destinada ao trânsito rodoviário é menos extensa e desembocará na rotunda junto ao Teatro das Figuras e ao Estabelecimento Prisional de Faro.

O projeto prevê, ainda, além dos percursos viários, cicláveis e pedonais, duas zonas de acesso vertical, junto à antiga Escola de Enfermagem e na entrada do Parque Ribeirinho, que incluem escadas e elevadores.

 

Imagens: Câmara de Faro

 

 

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