E vão dois: Sismo de 3,7 registado ao largo de Olhão foi sentido

Esta madrugada já tinha sido registado outro abalo a Sul-Sudoeste de Faro

Um sismo de magnitude 3.7 na escala de Richter, com epicentro no mar, a cerca de 50 quilómetros a Sul de Olhão, foi registado pelas estações da Rede Sísmica do Continente, hoje, terça-feira, às 11h17, e sentido nas zonas de Faro, Loulé e Olhão.

Este é o segundo sismo a ser sentido, no dia de hoje, na região do Algarve, depois de esta madrugada um abalo ter sido registado a Sul-Sudoeste de Faro e sentido na região de Albufeira.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Faro, Loulé e Olhão.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais, acrescenta o IPMA.

Se também sentiu o sismo, pode ajudar o IPMA, que deseja cartografar a extensão dos efeitos dos sismos sentidos, preenchendo um pequeno questionário, disponível aqui.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados de acordo com a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Por outro lado, de acordo com o IPMA, «a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes», explica o IPMA.

Do mesmo modo, «as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação».

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub