Sismo de 3,9 foi sentido esta madrugada na região de Albufeira

Sentido com intensidade máxima III

Um sismo de magnitude 3.9 (Richter), cujo epicentro se localizou no mar, a cerca de 98 quilómetros a Sul-Sudoeste de Faro, pelas 01h49 (hora local), foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Albufeira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Se também sentiu o sismo, pode ajudar o IPMA, que deseja cartografar a extensão dos efeitos dos sismos sentidos, preenchendo um pequeno questionário, disponível aqui.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais, acrescenta o IPMA-

Um sismo de intensidade III na escala de Mercalli modificada é considerado Fraco. As pessoas que o sentem reportam que foi «sentido dentro de casa», que «os objetos pendentes baloiçam», a «vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados», sendo «possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo».

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados de acordo com a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Por outro lado, de acordo com o IPMA, «a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes», explica o IPMA.

Do mesmo modo, «as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação».

 



Comentários

pub