Cineclube de Faro homenageia Graça Lobo

Graça Lobo faleceu em Dezembro de 2022

O Cineclube de Faro (CCF) vai começar, a 26 de Setembro, um programa de homenagem a Graça Lobo, antiga vice-presidente e figura incontornável do CCF, que faleceu em Dezembro de 2022.

Nascida em Lisboa, a 26 de Setembro de 1956, e tendo ido viver para Faro ainda jovem, Graça Lobo associou-se ao Cineclube de Faro (CCF) em 1979, motivada pela paixão ao Cinema desde os tempos de criança.

Foi vice-presidente da Direção entre 1996 e 2012 e entre 2012 e 2021, Vice presidiu a Mesa da Assembleia Geral. Em 2015 integrou a Secção de Formação do CCF, em conjunto com Isa Catarina Mateus e Élio Vicente.

Figura incontornável da História do CCF, deu impulso a inúmeras atividades, onde se destaca a coorganização, com Anabela Moutinho, dos catálogos “Os Bons da Fita” – depoimentos inéditos de realizadores portugueses, ed. CCF/Inatel (1996) e “António Reis e Margarida Cordeiro – a poesia da terra”, ed. Cineclube de Faro e Cinemateca Portuguesa (1997) ou atividades como a homenagem a Mário Viegas, ou mais recentemente “O Dia do Cinematógrafo” ou o “Zoom In”.

Foi, no domínio da formação, coautora e coordenadora, com Anabela Moutinho, do Programa JCE – Juventude/Cinema/Escola, desde 1997, programa então tutelado pela Direção Regional de Educação do Algarve. E a nível nacional, foi a primeira coordenadora do Plano Nacional de Cinema – iniciativa das áreas governativas da Cultura e da Educação, para promover a literacia para o cinema junto do público escolar.

A homenagem do Cineclube de Faro, que conta com o apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve, da Câmara Municipal de Faro, da Direção Regional do Algarve do IPDJ, entre outros parceiros, inicia-se simbolicamente a 26 de Setembro e irá decorrer ao longo dos próximos meses e estendendo-se a 2024, com um conjunto de iniciativas.

Para esta homenagem, o CCF envolveu colaboradores, cineclubistas e pessoas próximas de Graça Lobo, desafiando-os a contribuir com testemunhos/memórias que serão compilados num Catálogo, que será lançado a 28 de Dezembro – O Dia do Cinematógrafo.

A partir de 26 de Setembro, também será dado início a um extenso Ciclo de Cinema que partirá de uma seleção de títulos sugeridos pelos participantes no catálogo, que decorrerá em estabelecimentos escolares no Algarve e nos espaços habituais do CCF.

 

 

 



Comentários

pub