Ano letivo arranca com nova escola e muitas novidades em Olhão

Até ao final desta semana, todas as escolas do concelho estarão a funcionar em pleno

O ano letivo arrancou esta quarta-feira, 13 de Setembro, em Olhão com uma nova escola, uma nova plataforma e a criação do cartão escolar municipal.

A escola em causa é a Básica nº4, que foi visitada por António Pina, presidente da Câmara.

A partir deste ano letivo, toda a comunidade educativa passará a ter acesso à plataforma SIGA, onde será possível gerir de forma simples e cómoda vários assuntos relacionados com o dia a dia dos alunos; a este serviço, disponibilizado pelo Município, está associado um cartão escolar pré-pago.

Todos os alunos do 1.º ao 4.º anos continuam a ter acesso gratuito aos cadernos de atividades e material escolar, igualmente disponibilizados pela autarquia, num investimento que ronda os 140 mil euros.

Este é já o sétimo ano letivo consecutivo em que o Município de Olhão entrega gratuitamente todo o material escolar aos alunos do 1.º Ciclo. Desta vez, o kit dos alunos será composto por material de uso mais individual, havendo também o kit sala de aula, à disposição de alunos e professores.

A oferta de uma mochila acontecerá somente aos alunos do 1.º ano, enquanto os alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos receberão um saco reutilizável, que contem uma mensagem de cariz ambiental, numa parceria com a empresa municipal AmbiOlhão.

Até ao final desta semana, todas as escolas do concelho estarão a funcionar em pleno, num ano onde existem mais inovações. Com o acesso de toda a comunidade educativa à plataforma SIGA, será possível aos encarregados de educação carregarem o cartão escolar municipal ou marcar almoços, por exemplo.

«A partir deste ano letivo vai deixar de haver dinheiro a circular nas escolas e o cartão escolar, virtual para os mais pequeninos e físico a partir do 5.º ano, poderá ser usado em todos os serviços que o Município e as escolas disponibilizarem, nomeadamente nas máquinas de venda de comida e bebidas, na reprografia, no refeitório, no bar ou nas papelarias», diz António Pina.

O autarca referiu ainda que a plataforma SIGA é mais uma aposta deste executivo municipal, reiterando «a importância do investimento na área da educação e das novas tecnologias, cada vez mais presentes no quotidiano da comunidade educativa», estando disponível à distância de um computador ou telemóvel com acesso à internet, através deste endereço.

 



Comentários

pub