Startup Portimão ganha espaço na antiga lota a pensar nos nómadas digitais

Incubadora de empresas de Portimão celebrou 6 anos

A Startup Portimão celebrou o seu 6º aniversário esta quinta-feira e “recebeu” de presente um novo polo, um espaço de coworking muito focado nos nómadas digitais, que irá nascer «muito rapidamente» no último piso da antiga lota de Portimão.

O anúncio foi feito na festa de aniversário da incubadora de empresas, que decorreu no dia 10 de Agosto na sede da Startup Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), no interior deste concelho.

Com a criação do novo polo, situado por cima do Posto de Turismo de Portimão e que «terá uma vista magnífica sobre o rio Arade», a Câmara de Portimão, promotora da incubadora, quer «criar condições para que mais pessoas possam ser empreendedoras e possam vir para Portimão, criar o seu próprio negócio».

«Nós temos é que lhes abrir uma porta para eles poderem começar a criar. Depois disso, vão voar sozinhos», disse ao Sul Informação Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, à margem da sessão.

A ideia é inaugurar o novo espaço «muito rapidamente. Estamos só aqui a escolher uma data, já estamos a comprar as mobílias para lá colocar».

Segundo a autarca, o espaço também se destina a nómadas digitais que já estejam ou se queiram fixar em Portimão, porque são «pessoas que temos de agarrar».

 

Isilda Gomes – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

«Neste novo polo, podemos receber não só nómadas digitais, como coworkers e empresas que tenham menos pessoas e queiram outro tipo de centralidade», referiu, por seu lado, Luis Matos Martins, diretor executivo da Startup Portimão.

Segundo o mesmo responsável, após seis anos de atividade, a incubadora de empresas portimonense conta com «cerca de 30 empresas, 27 startups aqui no Autódromo, 35 postos de trabalho. Temos mais de 300 horas de formação e de 1300 visitas às instalações, que são números surpreendentes».

A estes números, juntam-se «36 alumni, 241 iniciativas, mais de 45 mentores e mais de 60 entidades parceiras».

«Vamos continuar a avançar com o roadshow pelas empresas, fazer uma ponte mais sólida entre os empreendedores das startups que estão a surgir e as grandes empresas, para que haja transferência de conhecimento, algo a que eu chamo inovação aberta e que faz muito sentido», acrescentou, em declarações ao Sul Informação.

O objetivo a longo prazo «é criar um ecossistema empreendedor [em Portimão] e isso não se faz só com startups nem só com as empresas. Também se faz com as escolas, com os docentes e com as crianças».

«Tendo isso em conta, vamos continuar com os programas para escolas do primeiro ciclo, dotando as crianças com competências empreendedoras, para se poderem focar nas soluções e não nos problemas e construírem, no fundo, propostas de valor diferenciadoras. É isto que nos espera, estou muito otimista e estou certo de que o melhor ainda está para vir», referiu.

Luís Matos Martins divulgou ainda que Portimão vai ser a cidade anfitriã do IncubX – Encontro Nacional de Incubadoras, marcado para 28 de Setembro deste ano.

 

Luís Matos Martins – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

O aniversário da Startup Portimão contou ainda com a presença de Pedro Cilínio, secretário de Estado da Economia, que salientou o trabalho de rede que é feito pelas incubadoras nacionais, da qual a Startup Portimão é parceira, considerando «que essa colaboração e partilha são os fatores do sucesso».

Outro convidado a usar da palavra durante a sessão foi o anfitrião e parceiro da Startup Portimão Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar/AIA, que salientou a implementação no autódromo do projeto Celerator, que vai ser pioneiro a nível europeu na produção de combustíveis sintéticos.

Paulo Pinheiro, defendeu que «temos de estar na linha da frente e pensar novas formas de olhar a indústria, pelo que pretendemos criar o primeiro parque tecnológico direcionado para estas novas tecnologias, o que trará, sem dúvida, impacto para Portimão, para o Algarve e para Portugal».

Já André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, salientou «o excelente trabalho que a Startup Portimão tem vindo a desenvolver, também com o apoio da RTA», ação essa que «incide em áreas totalmente alinhadas com a nossa estratégia, pois é necessário investimento público e privado. É com o envolvimento de toda a comunidade que se constroem destinos inteligentes e digitais».

José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, lembrou que «começar este trajeto implicou escolhas, num território de baixa densidade, procurando criar uma cultura de empreendedorismo e dando-lhe uma nova utilidade técnica e tecnológica. (…) Somos uma região de turismo, mas precisamos de diversificação e temos de diversificar a base económica do Algarve», defendeu.

O aniversário da Startup Portimão contou ainda com o testemunho de Sara Bonixe, uma das empreendedoras da incubadora, que revelou a sua história e salientou como é importante não deixar que «os nossos medos nos impeçam de realizar os nossos sonhos», nomeadamente os empresariais.

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

 

Comentários

pub