Pescadores dos Olhos de Água já têm “casas novas” para a sua faina

No estreito areal, convivem banhistas de todas as nacionalidades e uma comunidade de homens do mar

A família Gomes, junto às novas instalações para os pescadores – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Guilherme Gomes, de 25 anos, é um dos pescadores mais jovens da praia dos Olhos de Água, em Albufeira. Apesar de ser uma zona onde o turismo impera, neste pequeno areal ainda há uma comunidade de «30 e tal pescadores». Foi para lhes dar mais condições que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia se uniram para construir novos apoios de pesca, que ontem foram inaugurados.

Guilherme é de uma família de pescadores, já que o seu pai e tio também se dedicam à faina. No seu caso, como disse ao Sul Informação, pesca polvo, enquanto pai e tio «pescam às redes».

Os treze novos apoios de pesca em madeira, pintados de azul e branco, com telhado verde, substituem os 16 velhos e degradados apoios que ali havia. Segundo a engenheira da autarquia que apresentou as obras, essas antigas instalações estavam «degradadas», algumas delas dando mesmo «sinais de desabamento».

As obras, que custaram 200 mil euros e foram pagas pela Câmara de Albufeira e pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, passaram também pelo reforço do muro de suporte da frágil arriba de arenito nas traseiras das casas e pela criação de uma estrutura para escoamento das águas pluviais.

Foi ainda arranjada e pintada a casa do guincho, onde está guardado o equipamento que faz a alagem dos barcos, ou seja, que os puxa do mar para terra.

Aproveitando um desnível do terreno, foi igualmente criado um miradouro, que se junta a outros já existentes ali ao pé.

 

 

Com três metros de largura por 3,80 m de comprimento e um pequeno avançado de mais um metro à frente, as novas casas para os aprestos têm agora melhores condições. «São mais largas, um bocadinho maiores», admitiu o jovem Guilherme, que, com o pai, o tio e um primo assistiu à cerimónia de inauguração, ao lado de outros pescadores e das suas famílias.

Arquimínio Gomes, de 63 anos, recordou que «há cerca de 15 anos, tínhamos aqui 16 barcos, mas agora só temos três barcos grandes para redes de cerco e duas pequenas traineiras, a chamada pesca artesanal».

Além do polvo, as espécies mais pescadas são a sardinha, as cavalas, o besugo, o sargo. Porque nos Olhos de Água já não há lota, o peixe é depois levado, em carrinhas próprias, até às lotas de Albufeira (todo o polvo se vende lá) ou de Quarteira, onde o preço, segundo Arquimínio, costuma ser «mais alto».

Quem também assistiu à inauguração foi Vítor Cavaco, de 71 anos, que nasceu «numa casinha aqui ao lado» e andou no mar «desde os seis anos», levado para a faina pelo pai, que também era pescador. Agora, apesar de já estar reformado, não deixa de ir espreitar o mar todos os dias, às vezes ainda vai à pesca da lula e do choco, e confessa, com lágrimas nos olhos, as saudades da traineira que era sua.

Na hora da fotografia de família, todos chamaram pelo Vítor. «Anda lá aqui pra foto, que és o mais velho!», gritou-lhe um companheiro.

 

 

Entretanto, na cerimónia de inauguração, Indaleta Cabrita, presidente da Junta de Freguesia, salientou o facto de estas serem «casas de apoio aos pescadores e às atividades económicas dos Olhos de Água».

Sublinhando que as treze casinhas pertencem agora aos pescadores, a autarca pediu: «por favor, tratem os arrumos com o mesmo carinho e dedicação que a Junta e a Câmara puseram neste projeto, que agora é vosso».

Por seu lado, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, recordou que «já há uns anos que andávamos com intenção» de fazer estas obras, mas estava «difícil».

O edil disse que o espaço é «um cantinho» do concelho, mas «com muito significado», não só para os pescadores, como até para os «turistas tirarem as suas fotografias». Rolo falava ao mesmo tempo que um grupo de visitantes estrangeiros passava a pé, em direção ao miradouro no topo da arriba frente ao mar e depois aos olhos de água (nascentes de água doce na praia). Mais tarde, parte deles fotografaram-se frente às novas casinhas azuis e brancas.

«Isto é vosso, estimem-no!», concluiu o presidente da Câmara.

Com as novas instalações novinhas em folha como pano de fundo, no próximo fim de semana (de 10 a 12 de Agosto), o largo dos pescadores dos Olhos de Água vai receber mais uma Festa da Sardinha. Arquimínio Gomes promete «excelente peixe, mesmo bom».

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação e Rui Gregório | CMA

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub