União de Freguesias de Faro volta a ter a melhor pontuação no Eco-Freguesias XXI

Junta de Freguesia da capital algarvia ficou em primeiro pela 2ª vez consecutiva

A União de Freguesias de Faro (UFF) foi pela segunda vez consecutiva a freguesia com a melhor pontuação nos Galardões Eco-Freguesias XXI e recebeu esta distinção numa cerimónia que decorreu na quinta-feira, em Miranda do Corvo.

A autarquia farense obteve o 1º lugar a nível nacional desta 4ª edição do galardão, no qual participaram 221 freguesias de todo o território nacional, «melhorando inclusive o seu índice, passando de 96,72%, resultado obtido há dois anos, para 99,41%», revelou a UFF.

Em 2023, este galardão da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) também foi atribuído às Juntas de Freguesia algarvias de Budens (Vila do Bispo), de Quelfes (Olhão) e de São Gonçalo (Lagos).

Para Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, este resultado «é um orgulho para Faro e para os farenses e a obtenção deste excelente resultado que é o corolário de um conjunto de medidas que têm sido implementadas ao longo dos últimos anos para valorizar a nossa freguesia e aumentar a sua qualidade de vida, prova que a política ambiental desenvolvida por esta autarquia para além de bem estruturada, está no caminho certo».

Ao mesmo tempo, este galardão «é fruto de uma visão estratégica e de uma política de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental que implementámos nos procedimentos e nas iniciativas da Junta de Freguesia».

Para o autarca, este é «um reconhecimento que aumenta a responsabilidade desta Junta de Freguesia nas matérias da sustentabilidade, mostrando que o excelente resultado alcançado em 2021 e que agora saí reforçado, não é obra do acaso, mas sim fruto de medidas concretas e objetivas que vão muito além do ambiente e que deve ser encarado como um compromisso em continuar este percurso, o único que assegurará a qualidade de vida dos cidadãos, o seu bem-estar e um ambiente saudável e equilibrado».

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Para além do Eco-Freguesias, a ABAE é a entidade responsável pela atribuição em Portugal da Bandeira Azul e dos galardões Eco XXI, Eco-Escolas, entre outros.

O Eco-Freguesias XXI, enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesias XXI.

A próxima edição será em 2025.

 

 

 

 



Comentários

pub