Rota de Cister arranca com o Trio Elogio no Mosteiro de São Bento de Cástris

Numa parceria com a DRCAlentejo e o Município de Évora

A programação da Rota de Cister 2023 arranca no dia 22 de Julho, às 18h30, com o concerto do Trio Elogio (guitarras) no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora. A entrada é livre.

A iniciativa é promovida pela ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), no âmbito do Projeto Sphera Castris, e a Câmara Municipal de Évora.

O Trio Elogio, fundado em 2009 pelos guitarristas Petrit Çeku (Kosovo), Pedro Ribeiro Rodrigues (Portugal) e Tomislav Vukšić (Croácia), interpretará obras de Sergei Rachmaninoff, Franz Schubert, Bruno Vlahek e Hugo Vasco Reis, num concerto com entrada livre.

A ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes promove a Rota de Cister desde 2015, em quase uma dezena de mosteiros da ordem de Cister espalhados pelo território nacional, incluindo, desde 2017, o Mosteiro de São Bento de Cástris.

Este ciclo de concertos em património cisterciense prossegue no dia seguinte, a 23 de Julho, com o Ensemble São Tomás de Aquino a apresentar-se no Mosteiro de Arouca.

Depois, em Setembro, a Rota de Cister fará a sua circulação por territórios cistercienses como Figueira da Foz, Odivelas e Santarém (Mosteiro de Almoster).

Integrada no projeto Cistermúsica, esta programação conta com o apoio mecenático da Fundação Millennium BCP.

 

Programa

Bruno Vlahek (1986–)
Acumal, Op. 60
Energico
Languido
Nobile

Sergei Rachmaninoff (1873–1943)*
Prelúdios, Op. 23
Prelúdio n.º3 em ré menor, Tempo di minuetto
Prelúdio n.º4 em ré maior, Andante cantabile
Prelúdio n.º5 em sol menor, Alla marcia
*Arr. Petrit Çeku

— Intervalo —

Hugo Vasco Reis (1981–)
Quasi Ritorno

Franz Schubert (1797–1828)*
Four Impromptus, D. 899 / Op. 90
Allegro molto moderato
Allegro
Andante
Allegretto

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub