Olhão aprova criação de rede de bebedouros multifuncionais

A proposta do PAN Olhão foi aprovada com os votos do PAN, PS, PSD, BE e CDU

A proposta do PAN Olhão para a criação de uma rede de bebedouros multifuncionais e de uma aplicação de localização “H2Olhão” foi aprovada com os votos do PAN, PS, PSD, BE e CDU. 

Alexandre Pereira, deputado municipal do PAN em Olhão, apresentou, na última sessão de Assembleia Municipal, uma proposta para a instalação de uma rede de bebedouros municipais “desenhados” para terem ao mesmo tempo três funções – bebedouro tradicional, dispensador de água para refill de garrafas pessoais reutilizáveis e taças para animais, «minimizando assim o desperdício de água e diminuindo o consumo de embalagens de plástico de uso único».

«Ainda que existam alguns bebedouros disponíveis em certos espaços do Concelho de Olhão, consideramos que estes não são em número suficiente, muitos estão avariados e os que funcionam não permitem o carregamento de recipientes reutilizáveis, nomeadamente garrafas, destinando-se apenas ao consumo de água no momento», explica o deputado municipal.

Enquanto político e cidadão com preocupações ambientais, Alexandre Pereira acredita ter o dever de sensibilizar os olhanenses e as outras forças políticas, para a utilização de cantis de água ou recipientes reutilizáveis em vez das típicas garrafas de plástico, utilizadas por poucos minutos mas que levam 500 anos para se degradar.

«Por outro lado, cada vez mais é comum cidadãos fazerem-se acompanhar dos seus animais de
companhia, pelo que a existência destes bebedouros adaptados para a utilização pelos animais é uma mais-valia no aprovisionamento de água aos amigos de quatro patas».

A água para consumo humano em Olhão tem sido constantemente premiada com o selo de qualidade exemplar pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e, já em 2019, após uma recomendação apresentada pelo atual deputado municipal do PAN, o executivo da Câmara de Olhão passou a utilizar jarros e garrafas de vidro com água da torneira nas Assembleias Municipais, reuniões de Câmara e outros eventos públicos, em vez das habituais garrafas de plástico.

«Propomos ainda a criação de uma aplicação com a georreferenciação de todos os pontos de enchimento de garrafas reutilizáveis e bebedouros, para que os Olhanenses e demais visitantes nacionais e estrangeiros possam encontrar a localização destes novos bebedouros, acedendo a uma app gratuita “H2Olhão”. Com esta iniciativa, o Município de Olhão não só dará resposta à necessidade de existência de bebedouros que permitam a todos os cidadãos terem disponível água de qualidade enquanto usufruem dos espaços da cidade, como, em simultâneo, dará mais um pequeno mas importante passo ao nível das medidas com as quais se pretende sensibilizar os cidadãos para a urgente diminuição da pegada ecológica», conclui Alexandre Pereira.

 

 



Comentários

pub