Louletano recebeu Medalha de Honra ao Mérito Desportivo

Distinção foi entregue pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto

A Medalha de Honra ao Mérito Desportivo foi atribuída ao Louletano Desportos Clube no sábado, dia 15 de Julho, numa cerimónia presidida por João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé.

O membro do Governo justificou a distinção com a «circunstância especial» de 2023 ser o ano do centenário do clube.

«Temos seguido um critério muito apertado, a do aniversário redondo quando os clubes cumprem 50, 75, 100 ou acima de 100 anos. O Louletano junta-se ao lote dos clubes desportivos centenários do nosso país», explicou João Paulo Correia.

António do Adro, presidente do clube há mais de duas décadas, considerou que «esta Medalha é de todos os louletanos» e realçou a importância do clube em termos de formação nas mais diversas modalidades, nomeadamente no ciclismo, futebol, futsal, ginástica, natação, powerlifting e triatlo.

Já Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, sublinhou a importância desta instituição para a comunidade, «um clube por onde passaram muitas gerações de atletas».

E se foi no ciclismo que o Louletano se tornou mais conhecido até por ser uma modalidade que tem neste concelho «uma falange de entusiastas muito antiga», o presidente da Câmara de Loulé recordou o nome do inglês Cayn Theakston, o ciclista que trouxe para o Louletano uma vitória na Volta a Portugal em Bicicleta.

O Louletano foi fundado a 6 de Junho de 1923, uma época rica em termos de surgimento de coletividades desportivas no país.

«As décadas de 20 e 30 do século passado foram décadas muito virtuosas do ponto de vista da dinâmica desportiva», recordou João Paulo Correia.

«O ecletismo que caracterizou esse período esteve também na génese do clube algarvio – e do seu próprio nome – marcando o historial do Louletano até aos dias de hoje. Mas de entre as várias modalidades do clube, o ciclismo é a que tem dado mais “mediatismo” e pela qual o Louletano é conhecido em todos os pontos do país, como foi destacado durante esta sessão», segundo a Câmara de Loulé

Além de ser o mais antigo clube do concelho, com uma grande implantação local, por onde passaram muitas gerações de louletanos, é também na esfera regional que o LDC se destaca como um dos principais clubes algarvios.

«É uma marca identitária do concelho de Loulé, referência regional e ao longo das décadas cumpre o desígnio da sua fundação que é de ser um clube que disponibiliza mais do que uma modalidade aos jovens do seu concelho», afirmou João Paulo Correia.

Durante esta homenagem ao clube de Loulé, o secretário de Estado teve ainda a oportunidade de visitar a sede do Louletano, perto da Avenida José da Costa Mealha.

Em Maio, na Semana do Município, o clube já tinha sido agraciado com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro. Já este mês, a Associação de Futebol do Algarve atribuiu o prémio de Dirigente do Ano ao seu presidente, António do Adro.

 



Comentários

pub