Há um lince-ibérico feito de pedra para ver no Pereiro

Obra de arte foi idealizada por Tó Quintas e criada em colaboração com a população local

Se passar no parque de merendas da Barragem do Pereiro e vir um lince-ibérico em pedra, a sobressair de um muro, é porque encontrou a intervenção artística cocriada pelo artista algarvio Tó Quintas e pela população local, para assinalar o regresso do lince-ibérico a esta freguesia do Concelho de Alcoutim.

Esta obra de arte nasceu «pedra a pedra» das «várias mãos das gentes do Pereiro», segundo uma ideia do artista Tó Quintas, revela a empresa algarvia Proactivetur, que está a desenvolver este projeto para o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, no âmbito do Projeto LIFE Lynxconnect.

«A partir de agora, este lince projetado na criação artística pode ser avistado ao longo da estrada que cruza a aldeia do Pereiro. Elaborado a partir de uma estrutura moldada em ferro, foi totalmente revestido com pedras de xisto recolhidas no local», descreve a empresa.

 

 

A obra, da autoria do artista Tó Quintas, «nasce de um processo coletivo desenvolvido há vários meses com a população da aldeia, com a colaboração da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro. Por ocasião da colocação da peça no local, a povoação foi convidada a participar na finalização da obra, recorrendo aos saberes tradicionais ligados à construção de muros e outros trabalhos em pedra».

A mesma metodologia participativa está a ser utilizada em Giões (Alcoutim) e Furnazinhas (Castro Marim), que perfazem as três “aldeias do lince” intervencionadas no âmbito deste projeto.

Para além das instalações artísticas, a Proactivetur está a desenvolver um conjunto de atividades de sensibilização, que inclui uma atuação com marioneta levada à cena nas festas locais (numa colaboração com a Associação Picada Cultural) e um guia-itinerário sobre estas aldeias do lince que vão acolher as instalações artísticas.

O projeto ficará concluído em Outubro, altura em que se irá realizar um evento final de apresentação e celebração dos resultados.

 

 

 



Comentários

pub