Escola de Hotelaria lança mais uma “fornada” de alunos para o mercado de trabalho

Cerca de centena e meia de alunos estão a realizar estágios em empresas do Algarve, mas havia solicitações para muitos mais

São centena e meia, mas havia solicitações para bastantes mais. Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve começaram recentemente a realizar estágios curriculares em empresas do setor, no Algarve, dando resposta a um grande problema da região e da sua principal indústria: a falta de mão-de-obra, principalmente da qualificada.

Numa altura em que o setor turístico está a ter os melhores indicadores em décadas, a taxa de empregabilidade dos alunos da EHTA, seis meses após a sua formação, «é de 70,7%», segundo o Estudo de Inserção Profissional elaborado pelo Turismo de Portugal.

Cozinha, Pastelaria, Bar e Restaurante, Alojamento Hoteleiro, Turismo são as áreas em que as empresas do setor foram reforçadas.

Muitos destes jovens acabam por ficar a trabalhar no local onde fazem o estágio, que tem uma duração de três meses.

Os alunos tiveram, inclusivamente, a possibilidade de «fazer uma escolha mais autónoma do seu estágio e adequá-lo às suas expectativas de carreira», uma vez que houve cerca de «duas centenas de empresas dirigiram ofertas de estágios aos alunos da EHTA».

Segundo Paula Vicente, a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, «não só é preciso captar jovens para o Turismo, como também é preciso atraí-los para estudar nestas profissões, que continuam a ser desafiantes, mas também muito promissoras para os nossos jovens».

«Os estágios curriculares desempenham, por isso, um papel fundamental pois são, para muitos, o primeiro contacto com o setor e é determinante que esta experiência seja o mais positiva possível e que resulte na vontade de continuar a estudar e a desenvolver competências que mais tarde serão absorvidas pelas empresas. Temos tido uma excelente relação com o tecido empresarial que acolhe os nossos alunos e complementam assim a formação que é ministrada na Escola ao longo do ano letivo», refere.

 

 

Com 3 meses de duração e a abranger boa parte da época alta, os estágios quer dos cursos de nível 5 (pós ensino secundário) quer dos cursos profissionais (pós 9º ano) integram os alunos em contexto real de trabalho e representam também um apoio às empresas do setor.

Segundo o Estudo de Inserção Profissional 2022, realizado pela Direção de Formação do Turismo de Portugal e agora divulgado, a taxa de inserção profissional dos alunos no conjunto das 12 escolas que compõem a rede de Escolas do Turismo de Portugal, 6 meses após a formação, subiu para 76% em relação a 2021. 32% encontraram emprego no próprio local onde realizaram o estágio.

Estes são números positivos tendo em conta a conjetura pós-pandemia e a retoma do setor que se tem vindo a verificar, ano após ano.

«Há cada vez maior preocupação por parte das entidades em fazer um bom acolhimento e acompanhamento dos estagiários, por forma a conseguir mais tarde também captar estes alunos. Desta forma, conseguem fazer a ponte com esta mão de obra especializada e altamente qualificada para integrarem as suas equipas», refere Maria Eduarda Freitas, do Departamento de Estágios Nacionais e Erasmus da EHTA.

Desde 1 de abril decorre a fase de candidaturas para os alunos nacionais.

Para as 189 vagas disponíveis na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve há já 115 candidaturas, com alguns cursos a registarem uma enorme procura como são os casos dos cursos profissionais de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar e o curso de nível 5 de Gestão de Restauração e Bebidas.

A EHTA renovou este ano a sua oferta formativa, com a abertura do curso de Técnico de Informação e Animação Turística para alunos que terminaram o 9º ano, e do curso de Tourism Management, a versão inglesa do atual curso de Gestão de Turismo – um curso que será integralmente ministrado em língua inglesa e destina-se a quem já possui o 12º ano. No próximo ano será também relançado o curso de Gestão e Produção de Pastelaria.

As candidaturas às Escolas do Turismo de Portugal estão abertas para candidatos nacionais que queiram ingressar nos cursos de nível 4 e 5 e podem ser feitas aqui.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub