Edifício da Mutualidade Popular classificado como Monumento de Interesse Municipal

A classificação surge no seguimento de um pedido efetuado pela Associação Mutualista – Mutualidade Popular

O edifício da “Mutualidade Popular”, localizado no Largo Terreiro do Bispo, na baixa de Faro, foi classificado como Monumento de Interesse Municipal. A decisão foi tomada na última sessão da Assembleia Municipal a 5 de Julho.

A classificação surge no seguimento de um pedido efetuado pela Associação Mutualista – Mutualidade Popular.

Tendo a autarquia a competência para a atribuição desta classificação, desenvolveu os passos obrigatórios, nomeadamente, uma consulta à Direção Geral do Património Cultural, que emitiu parecer favorável, e a realização de uma consulta pública, da qual não resultaram quaisquer queixas ou impedimentos.

Este edifício, sede da Mutualidade Popular, foi o primeiro de muitos imóveis construídos por esta associação, destinados a suprimir as carências habitacionais dos seus associados.

Descrito no Sistema de Inventário do Património Arquitetónico como edifício residencial multifamiliar contemporâneo, para habitação em três pavimentos, apresenta uma composição característica da arquitetura portuguesa do primeiro quartel do século 20, eclética, conjugando, nos alçados principais, elementos decorativos do estilo beaux-arts, com a pontuação de elementos Art Déco (platibandas, guardas trabalhadas em ferro).

 

 



Comentários

pub