Casa Manuel Teixeira Gomes vai ser Núcleo Museológico em Portimão

«Um dos primeiros elementos a ornamentar o acesso ao futuro núcleo museológico é o conjunto de seis palmeiras imperiais já colocadas, que têm uma dupla função simbólica»

Os projetos de arquitetura e de especialidade relativos ao futuro Núcleo Museológico Casa Manuel Teixeira Gomes estão «a ser ultimados», anunciou hoje a Câmara de Portimão.

O concurso para a execução da obra «deverá ser lançado ainda este ano, prevendo-se que a intervenção se inicie em 2024, ano em que Portimão celebrará o primeiro centenário de elevação a cidade», acrescenta a autarquia.

Os projetos, orçamentados em 74.900 euros e adjudicados a um gabinete de arquitetos, preveem que a entrada para o futuro equipamento cultural seja feita pela nova rua resultante da ligação entre o Largo do Dique e a Rua Júdice Biker, aberta ao trânsito no passado dia 1 de julho e que terá o nome de Rua José Libânio Gomes, pai de Manuel Teixeira Gomes.

É a criação deste novo Núcleo Museológico que explica, segundo a Câmara de Portimão, a plantação de seis palmeiras imperiais nessa rua, uma intervenção que tem sido muito criticada desde que a rua abriu ao trânsito no passado sábado.

De acordo com a autarquia, «um dos primeiros elementos a ornamentar o acesso ao futuro núcleo museológico é o conjunto de seis palmeiras imperiais já colocadas, que têm uma dupla função simbólica no que toca à vida do homenageado, pois, por um lado, estas palmeiras eram, em tempos passados, um dos símbolos de uma casa abastada, como é exemplo a residência de Manuel Teixeira Gomes, enquanto, por outro, representam a Argélia, no Norte de África, onde o patrono se exiliou e veio a falecer».

Atrás destas palmeiras de copa alta, continua o Município, «será criada uma pintura mural com a imagem de Manuel Teixeira Gomes e outros elementos pictóricos, que evocarão a vida e obra do distinto homem de letras, empresário e diplomata, nascido em Portimão no ano de 1860».

Para a concretização do futuro núcleo museológico, o Município de Portimão adquiriu há cerca de dois anos, por cerca de 300 mil euros, um conjunto de edifícios devolutos na Rua Júdice Biker e no Largo do Dique, duplicando desta forma a atual área da Casa Manuel Teixeira Gomes.

Quando o núcleo museológico abrir portas, será possível expor parte do acervo do distinto escritor portimonense e Presidente da República, bem como realizar conferências, concertos e outras sessões de divulgação da vida e obra do estadista, responsável pela elevação de Vila Nova de Portimão à categoria de cidade, através de decreto-lei publicado no Diário do Governo de 11 de dezembro de 1924.

O Núcleo Museológico ficará na dependência do Museu de Portimão, onde existe, aliás, um espaço dedicado a Teixeira Gomes, com o espólio mais importante.

 



Comentários

pub