Olhão transforma antiga lota em espaço de inovação gastronómica

Edifícios, que passaram recentemente para a tutela da Câmara, situam-se junto à avenida 16 de Junho, cuja obra de requalificação está quase terminada

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

A antiga lota de Olhão, situada no lado poente do Porto de Pesca da cidade, junto à Avenida 16 de Junho, vai transformar-se num espaço de «inovação e degustação na área da restauração», revelou ao Sul Informação António Miguel Pina, presidente da Câmara de Olhão, à margem dos festejos do dia do município, na passada sexta-feira.

«Estamos a falar de gastronomia, mas com inovação, onde se encontrem novas formas de trabalhar os produtos da Ria Formosa, do mar, mas também da agricultura que se faz no Algarve», precisou.

As competências de gestão sobre a zona em causa foram recentemente transferidas da Docapesca para a autarquia, ao abrigo de um protocolo assinado entre as duas entidades.

A Câmara, que já tinha em curso a obra de requalificação da Avenida 16 de Junho, incluiu a renovação da área que passou para as suas mãos na empreitada que já estava a decorrer.

A obra está, neste momento, «praticamente concluída. É mais uma frente ribeirinha que está ali criada».

Além da avenida e da zona que já era competência do município, foi intervencionada a parte que passou da Docapesca para a Câmara, incluindo os edifícios da antiga lota, nos quais «já foi feita uma primeira intervenção, já os pintámos, o que dá logo outro aspeto».

 

Antiga Lota de Olhão – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

No Dia do Munícipio de Olhão, o mesmo que dá nome a esta artéria, o executivo camarário também passou na obra de Habitação a Custos Controlados, «que está praticamente concluída. Contamos entregar uma boa parte das casas ainda este ano».

Em causa, estão 54 fogos, situados na rua António Henrique Cabrita.

Ainda no campo dos investimentos, foi visitada a obra da escola nº 4, «que está nos acabamentos finais. Estamos só à espera de receber os equipamentos, uma vez que a obra está pronta. No início do próximo ano letivo, já estará a funcionar».

São três investimentos emblemáticos, na área da habitação, da educação e da reabilitação urbana, que acabam por ter uma relação próxima com a economia do concelho, porque promovem a remodelação das habitações, a reabilitação de uma zona onde ainda havia imóveis degradados e que se transformará num espaço de excelência, nos próximos anos, até com o investimento na antiga fábrica da Belha Olhão, que foi vendida e se vai tornar em mais um hotel de 5 estrelas.

Outros momentos altos das comemorações do 16 de Junho, em Olhão, foram a inauguração de uma estátua de homenagem ao mariscador e a integração de 15 novos elementos nos Bombeiros Municipais de Olhão, numa cerimónia que juntou muita gente junto à Marina, durante a qual foi igualmente feita a apresentação da nova plataforma elevatória da corporação.

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub