“Noite da Moura Encantada” promete «imersão na cultura árabe» em Cacela Velha

A entrada é gratuita

Os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo estão de volta a Cacela Velha. É o Festival “Noite da Moura Encantada” que se realiza de 14 a 16 de Julho e promete uma «imersão na cultura árabe». 

Durante três dias, os múltiplos recantos da pitoresca localidade prometem transportar os visitantes para o fascinante universo das “Mil e Uma Noites”, proporcionando uma experiência cultural única num cenário deslumbrante.

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas ainda hoje estão presentes nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

A programação diária das «Noites da Moura Encantada» oferecerá uma variedade de atividades e espetáculos que prometem encantar o público de todas as idades. Diariamente, as portas do recinto abrem às 18h00, onde os visitantes poderão começar por explorar o souk, um mercado de artesãos onde será possível descobrir produtos únicos e tradicionais.

Durante toda a noite, haverá demonstrações de caligrafia árabe.

Além disso, serão realizadas oficinas de percussões árabes no Largo da Fortaleza, onde os participantes poderão aprender e envolver-se com os ritmos vibrantes da música árabe.

Os visitantes também terão a oportunidade de se encantar com espetáculos de dança oriental. A música ao vivo também será uma atração, com Helena Madeira a apresentar «Melodias de Al-Andalus» na Matriz de Cacela.

O teatro de rua «O triângulo do Al-Gharb» será apresentado no adro da igreja.

Ao longo da noite, diversos artistas e músicos irão animar as ruas de Cacela Velha com performances cativantes. O grupo “El Laff” irá mesclar música e dança oriental, enquanto Rita Sales encantará o público com seus contos do Mediterrâneo. O espetáculo “Sufi Soul” proporcionará quadros envolventes de música e dança oriental, mergulhando os espectadores numa atmosfera de encantamento e beleza.

Para encerrar a noite em grande estilo, um espetáculo de dança oriental e tribal com manipulação de fogo será realizado no Largo da Fortaleza.

As “Noites da Moura Encantada” é um evento organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Ibérica – Eventos e espetáculos e ADRIP – Associação de Defesa do Património de Cacela. A entrada é gratuita.

 



Comentários

pub