“Mostra de Cinema ao Ar Livre” regressa a Tavira

As sessões começam sempre às 21h30

O Cineclube de Tavira organiza, de 13 a 23 de Julho e 3 a 13 de Agosto, mais uma “Mostra de Cinema ao Ar Livre”, nos Claustros do Convento do Carmo. No total, vão ser exibidos 22 filmes. As sessões começam sempre às 21h30.

A longa-metragem “As Bestas”, do cineasta madrileno Rodrigo Sorogoyen, é o filme que abre a 23ª edição do evento, no dia 13.

Este thriller psicológico percorreu vários festivais de cinema, entre eles o de Cannes, Tóquio e Chicago. Foi ainda nomeado para 17 categorias nos Prémios Goya, em Espanha, tendo vencido em nove e mereceu o César de melhor filme estrangeiro, em França.

«Este ano, como já vem sendo hábito, temos um programa que nos orgulha muito. Vamos apresentar grandes filmes, todos bastante premiados. E, pela primeira vez em 23 anos, há mais filmes realizados por mulheres do que por homens. Não pensei nisso quando estava a fazer a seleção, mas quando olhei para o programa final e vi tantas realizadoras achei esse facto surpreendente e indicativo de algumas mudanças», comenta Candela Varas, programadora da Mostra.

No dia 4 de Agosto, o público poderá contar com a presença de Claúdia Varejão, que se desloca até Tavira para partilhar a sua experiência e falar da sua longa-metragem ‘Lobo e Cão’, a ser apresentada nessa mesma noite. O filme da realizadora portuguesa foi aclamado pela crítica e recebeu vários prémios internacionais.

No dia anterior, a sessão também merece destaque. Haverá cinema expandido, com a projeção de uma versão especial do filme “Os Verdes Anos”.

Os artistas Joana Bagulho (cravista), Bruno Humberto e Candela Varas (texto e performance) prepararam novos textos e música para o icónico filme de Paulo Rocha, considerado um dos filmes fundadores do movimento Novo Cinema Português.

Outra das particularidades da programação é integrar dois documentários, um sobre a vida de Cesária Évora e outro sobre Ennio Morricone. Do programa faz ainda parte o filme de animação ‘Nayola’, sobre a guerra civil de Angola, que será apresentado, ao vivo e a cores, pela rapper Meduza, que dá voz a uma das personagens centrais da obra realizada por José Miguel Ribeiro.

O público pode também contar com a exibição de três curtas-metragens e com uma estreia, já que o filme ‘20.000 Espécies de Abelhas’ é apresentado na tela montada nos Claustro do Convento do Carmo, precisamente na data em que estreia em Portugal (20 de Julho).«

«A celebrar mais de duas décadas de existência, a ‘Mostra de Cinema ao Ar Livre’ é uma autêntica festa do cinema, que atrai residentes e turistas nacionais e estrangeiros. Todos os Verões, cerca de três mil pessoas assistem aos filmes e usufruem das atividades preparadas pelo Cineclube de Tavira», diz a organização.

«Há quem nos telefone a perguntar as datas da Mostra, para marcar as suas férias no Algarve para essa altura. As pessoas gostam de sair da praia ao final do dia e ir diretamente para os Claustros do Convento. Comem uns petiscos tradicionais no barzinho que temos a funcionar durante o evento, assistem aos filmes com a família e os amigos e ainda ficam na conversa após as sessões. É um ambiente fantástico», conta Candela Varas.

Os bilhetes para cada sessão custam 5,50 euros para o público em geral e 3 euros para estudantes e sócios do Cineclube. Quem quiser pode ainda adquirir um voucher para cinco sessões por 22,50 euros ou para onze sessões por 50 euros, usufruindo, assim, de um desconto. Para estudantes e sócios os vouchers custam 12€ (cinco sessões) e 27€ (onze sessões).

Para levar a cabo a iniciativa, o Cineclube de Tavira conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, da Direção Regional de Cultura do Algarve e de várias empresas privadas.

 

Programação Mostra’23

Julho

Quinta 13: As Bestas
Sexta 14: Uma Bela Manhã
Sábado 15: Triângulo da Tristeza
Domingo 16: Mulheres da Noite
Segunda 17: Aftersun
Terça 18: Saint Omer
Quarta 19: Nayola (apresentação pela rapper Meduza)
Quinta 20: 20.000 Espécies de Abelhas (dia da estreia em Portugal)
Sexta 21: Têm de Vir Vê-la + curta ‘As Sacrificadas’
Sábado 22: Peter Von Kant
Domingo 23: Cesária Évora (doc.) + 2 curtas-metragens: ‘O Homem do Lixo’ e ‘Água Mole’

Agosto

Quinta 3: Cinema Expandido: Os Verdes Anos (Textos e Performance: Bruno Humberto e Candela Varas; Cravo: Joana Bagulho)
Sexta 4: Lobo e Cão (presença da realizadora Cláudia Varejão)
Sábado 5: Sick of myself
Domingo 6: The Quiet Girl
Segunda 7: Annie Ernaux – ‘Os Anos Super 8’ e ‘O Acontecimento’
Terça 8: Onoda, 10.000 Noites na Selva
Quarta 9: Ursos Não Há
Quinta 10: Tenho Sonhos Elétricos
Sexta 11: Terra de Deus
Sábado 12: The Lost Daughter
Domingo 13: Ennio, o Maestro

 



Comentários

pub