Mar vai estar em destaque no Museu de Portimão com exposição do pintor Rodrigo Vilhena

A exposição “Passageiros do Vento” pode ser visitada até 23 de Julho

O pintor Rodrigo Vilhena inaugura no Museu de Portimão, no dia 17 de Junho, às 17h00, a mostra “Passageiros do Vento”, baseada no mar. 

Nesta mostra, o artista constrói uma narrativa de pinturas marinhas «onde o visitante/observador se cruza e funde com o viajante do mar, a
oscilação das ondas e a flutuação da linha de horizonte».

No espaço da exposição, além das pinturas da “arte marinha”, podem ser percecionadas duas esculturas pictóricas, intituladas “Pangea 1” e “Pangea 2”, duas construções quase mecânicas que se movimentam no espaço do museu, preenchidas com pinturas de pequeno formato, «desfiando o visitante a aventurar-se numa outra viagem, em caminhos aleatórios, tornando-se ele próprio o “Passageiro do Vento”».

«Quase num desvanecer dos mares, em poucas pinceladas e pequenos apontamentos de azuis e de brancos, Rodrigo Vilhena expressa a jornada existencial do ser, narrada por imagens pictóricas, em variações de um olhar de um passageiro dos mares esculpidos pelo vento e pelas cores», explica a autarquia de Portimão em nota.

 

 

Rodrigo Vilhena nasceu em Lisboa, no ano de 1968, tem mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e foi bolseiro da “Sensable Technologies” em The Banff Centre for the Arts, Canadá e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Investigador nos projetos “A Imagem na Arte e na Ciência” (2007-2013) e “Enciclopédia e Hipertexto” (2002-2004), colaborou no “Center for Images in Science and Art” (2011), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Dos seus projetos expositivos, destacam-se “Galeria Dona Ivone” (2000-2001), “Condição Humana” (2002), “Solaris” (2004-2009), “Voyeur Project View” (2005- 2009) e “Galeria Invisível” (2016-2019).

Curador de diversas exposições, foi finalista da shortlist do “Curatorial Award” dos Museus Qatar e Fundação Prada (2013), expondo  individual e coletivamente desde o início da década de 1990 em Portugal, Espanha, Inglaterra e Áustria. Está representado nas coleções da Fundação PLMJ, Fundação António Prates, MU.SA – Museu das Artes de Sintra, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, ESAD – Caldas da Rainha.

A exposição “Passageiros do Vento” pode ser visitada até 23 de Julho no seguinte horário: terça-feira, das 14h30 às 18h00, de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

 



Comentários

pub