Já começou a Summit que pensa o Algarve como região tecnológica

A Algarve Tech Hub Summit dura até sexta-feira, dia 23

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

«Estamos cá. Viemos para ficar e vamos provar que, nesta região, se faz tecnologia de qualidade». A segunda edição da Algarve Tech Hub Summit arrancou na manhã desta quarta-feira, 21 de Junho, no Auditório 1.5 do Campus da Penha, junto ao UAlg Tec Campus, em Faro, com o grande desafio de pensar o Algarve como «uma região tecnológica». 

A sessão de abertura contou com as presenças de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, Paulo Santos, vice-presidente da Associação Algarve STP, Vanessa Nascimento, vice-presidente da Associação Algarve Evolution, Vítor Neto, presidente do NERA, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Hugo Vieira, vice-presidente da ANJE, e Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve (UAlg).

Todos concordaram com a necessidade de a região apostar, cada vez mais, na área da tecnologia.

Vanessa Nascimento defendeu que «continuar a capacitação das empresas é fundamental».

 

 

«Desafios não nos faltam: temos de continuar a trabalhar juntos e a aumentar a massa crítica. Do Algarve para o mundo e não ficarmos no nosso quintal», acrescentou.

A Algarve Tech Hub Summit dura até sexta-feira, dia 23.

Durante estes três dias, o desafio passa por «não se pensar o Algarve como 16 peças de um puzzle, mas como uma região tecnológica», considerou a vice-presidente da Associação Algarve Evolution, uma das organizadoras da iniciativa.

«Recordo-me perfeitamente de falar de empresas de tecnologia no Algarve e de as pessoas pensarem que isso era um pouco como os unicórnios: não existiam», acrescentou.

Na sessão de abertura, José Apolinário, presidente da CCDR, defendeu que tornar a região mais tecnológica é um «desafio imenso para todos», mas realçou que, além dos meios [fundos europeus], «há massa crítica e articulação de posições».

O responsável pela CCDRA pediu também às empresas da região «um esforço suplementar na execução do CRESCAlgarve 2020, realizando e apresentando o investimento com os financiamentos aprovados e comprometidos até final do ano».

Por outro lado, Paulo Águas, reitor da UAlg, considerou que «é bom» que se identifique um «conjunto de atividades» para o Algarve, além do turismo.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«A tecnologia é uma área em que temos de apostar e não só nos nómadas digitais, mas em empresas que se possam fixar na região. As empresas tecnológicas não têm de se fixar só em Oeiras. É bom que venham para o Algarve e algumas já estão a vir porque o Tech Hub já permitiu dar os primeiros passos», acrescentou.

Ao longo dos três dias de evento, os participantes vão poder ouvir intervenções de especialistas, empreendedores e empresários reconhecidos como Ana Vaz, da ESA BIC Portugal, que irá falar sobre as oportunidades que o Espaço pode oferecer, Antónia Correia, professora na Universidade do Algarve e presidente do KIPT, o primeiro e único CoLab de turismo em Portugal, ou João Currito (Carob World) que irá abordar os desafios Agrotec.

A estes juntam-se nomes como Remzi Aru, empreendedor e investidor na área do Turismo que, através da sua experiência, nos transportará para os temas da digitalização do turismo global, Simon Lancaster, da Omni Venture Labs, reconhecido internacionalmente como especialista em pensamento de design e empreendedorismo em DeepTecm, Aaron McDaniel, gestor corporativo, empreendedor, palestrante e autor reconhecido globalmente, que irá falar da sua paixão: ajudar empresas a se expandirem para mercados globais, a inovar e a atrair e desenvolver talentos de alto nível, entre muitos outros nomes de destaque nacional e internacional.

Haverá ainda espaço para olhar para as oportunidades de futuro que podem vir do Mar, com nomes como Daniel Silva, do GreenCoLab, um laboratório colaborativo que estuda possibilidades de utilização de algas para os mais variados fins, desde a alimentação à saúde.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

O painel dedicado à BlueTec, no último dia, termina com a apresentação do segundo número da revista Dois, um projeto desenvolvido pela equipa do Sul Informação, que dá particular atenção à inovação e ao empreendedorismo no setor da Economia Azul.

Mostrar que o Algarve é o melhor destino de lifestyle da Europa, com um clima ameno e uma natureza pródiga, entre o mar e a serra, e atrair empreendedores, nómadas digitais, remote workers, que participem no ecossistema local e contribuam para promover a região como um hub tecnológico global e competitivo é um dos principais objetivos do Algarve Tech Hub Summit.

Ao longo da Summit, vários eventos de networking vão promover a troca de experiências entre os participantes e possibilitar parcerias.

O Algarve Tech Hub Summit funciona em formato presencial e é aberto ao público, mediante inscrição gratuita, sujeita à limitação do espaço. Para quem não pode estar presente, serão disponibilizadas gravações dos vários painéis.

Inscrições e programa completo no site, clicando aqui.

Poderá encontrar aqui toda a informação sobre os oradores.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub