A equipa Sub-23 do Imortal Basket Club, o presidente do clube, treinadores, fisioterapeutas, diretores da equipa e direção do Imortal foram recebidos e homenageados ontem, 12 de Junho, no Salão Nobre de Albufeira, após se terem sagrado Campeões Nacionais da 1ª Divisão de Basquetebol em sub-23 masculinos na época 2022-2023.
José Carlos Rolo, presidente a autarquia, destaca que a equipa Sub-23 fez jus aos seus pergaminhos de “Clube Imortal” ao arrecadar o título de campeão nacional em sub-23 na época desportiva 2022-2023, «o que é sempre uma enorme alegria e uma honra para toda a comunidade albufeirense».
O presidente sublinhou «que não podia deixar e receber a equipa, nesta casa que é de todos, a seguir à conquista do troféu, exposto nesta mesa como símbolo do esforço e da resiliência de todo o coletivo aqui presente».
O autarca felicitou os jogadores, tendo destacado que não seria possível alcançar este resultado sem o trabalho e a dedicação de todo o corpo técnico, pais e Direção do Clube, a quem dirigiu palavras especiais de agradecimento.
«Refira-se que os dirigentes têm um trabalho muito importante, de voluntariado, feito com espírito aberto e colaborativo em relação ao Clube, à causa desportiva e à comunidade. São estas pessoas que com o seu empenho, juntamente com os jogadores e o corpo técnico, que conseguem fazer muito com verbas pouco elevadas, comparativamente a outros clubes e países com grandes orçamentos, mas nós Câmara Municipal estamos cá para ajudar financeiramente no que nos for possível, bem como na vertente logística».
Além dos resultados obtidos a nível competitivo, o edil felicitou também o Clube pelo trabalho desenvolvido na área da formação, investimento que considerou fundamental para o crescimento e desenvolvimento do Clube, nomeadamente para a obtenção de bons resultados no futuro «e esta equipa é bom exemplo disso», afirmou.
«Albufeira é um concelho pequeno mas que tem milhares de jovens inscritos com enorme potencial nas várias modalidades desportivas;
sendo que no futebol, o Imortal é o clube que tem o maior número de atletas na área da formação», reforça ainda o presidente.
José Carlos Rolo não quis deixar de frisar a importância das classes de formação na transmissão de valores como o respeito, a disciplina, a interajuda e o fair play, tendo salientado que este processo faz parte da educação informal dos jovens com a vantagem de que os comportamentos aprendidos são replicados no seu dia-a-dia.
O autarca terminou a sua intervenção sublinhando «a importância de reconhecer o trabalho desenvolvido pela equipa, mas também, e sobretudo, os resultados alcançados que dignificam o Clube e a cidade de Albufeira a nível desportivo».
O presidente do Imortal Basket Club agradeceu toda a ajuda recebida por parte da Câmara Municipal de Albufeira na pessoa do seu presidente e do vice-presidente, tendo realçado que «a equipa de sub-23 é constituída, também, por atletas sub-18, alguns dos quais não puderam estar presentes nesta homenagem por estarem a representar seleções nacionais e só agora estarem a regressar a casa».
Jorge Guerreiro sublinhou que a vitória alcançada foi mérito destes “heróis”, do seu trabalho árduo, bem como da equipa técnica e da direção.
Refira-se que «a par do Benfica, o Imortal é o clube que tem equipas seniores masculinas e femininas na Liga e, agora, na Proliga uma equipa de Sub-23 de formação, todos atletas da casa», concluiu.
Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude estava visivelmente satisfeito com os resultados alcançados pela equipa e «desejou que a próxima época desportiva seja ainda melhor para o Clube e para os jogadores», tendo aproveitado para «agradecer o esforço e empenho de todo o coletivo».
No final, foram entregues diplomas de Reconhecimento de Mérito Desportivo ao Clube, recebido pelo presidente Jorge Guerreiro, e individualmente a todos os atletas, aos treinadores, fisioterapeutas e Diretores desportivos.
Esta semana, ainda serão reconhecidos pelo Município pela sua prestação desportiva o Padernense Clube, o Albufeira Futsal Clube e o Grupo Desportivo e Recreativo de Olhos de Água.
Comentários