Homem de 71 anos detido por roubos vai regressar à prisão

Desde 1985, o detido passou 18 anos preso, em diferentes ocasiões

O homem de 71 anos que foi detido pela Polícia Judiciária por dois roubos com arma de fogo, em Albufeira e Silves, vai regressar à prisão, anunciou o Ministério Público (MP).

Desde 1985, o detido cumpriu diversas penas de prisão, que «totalizam mais de 18 anos». Na altura dos crimes, estava em liberdade condicional.

Segundo o MP, o primeiro dos dois crimes foi cometido à 15h00 do dia 19 de Maio, num estacionamento na zona de Paderne.

O detido, «munido com uma pistola, entrou para o banco traseiro de um automóvel, onde já se encontrava o condutor e uma passageira», ameaçou o condutor com uma arma de fogo e ordenou-lhe que arrancasse.

O condutor ainda iniciou a marcha, mas «imediatamente buzinou para alertar os transeuntes. Enquanto isso, a passageira saiu da viatura».

O assaltante obrigou, então, o condutor a abandonar o veículo «e sentou-se no posto do condutor, não conseguindo colocar a viatura em marcha, por não conhecer o sistema de mudanças automáticas».

«Não obstante, o detido abandonou a viatura, dirigiu-se à passageira e empunhando a pistola intimou-a a entregar-lhe a carteira. Face à presença de pessoas, o detido fugiu sem levar qualquer bem», descreveu o MP.

No dia 26, o arguido cometeu um segundo crime de roubo, desta feita na zona de Tunes e acompanhado de outra pessoa, «ambos envergando passa-montanhas».

O alvo foi uma moradia isolada, no exterior da qual os assaltantes encontraram o proprietário da casa, «com o qual se envolveram em luta».

«A dado momento o outro sujeito seguiu para o interior da moradia, tendo desferido coronhadas na cabeça da proprietária que estava à porta da rua. Quando todos se encontravam dentro da moradia, o detido exigiu “o cartão e o dinheiro”», descreve o Ministério Público.

Perante a recusa do proprietário, ambos se envolveram novamente em luta, tendo o dono da casa conseguido tirar o “passa-montanhas” ao detido – o que levou este e a terceira pessoa a fugir».

O homem acabou detido e viu o tribunal aceitar o pedido da procuradora da República, que «requereu a aplicação ao detido da medida de coação de prisão preventiva».

 

 

 



Comentários

pub