Grupo HPA Saúde aposta em exame inovador para diagnóstico de cancro

HPA explica que se trata de um exame «minimamente invasivo, que permite aos médicos descobrir e avaliar uma série de informações sobre as características do tumor»

A Unidade de Oncologia do Grupo HPA Saúde tem um novo método de diagnóstico, conhecido como Biópsia Líquida e DNA Tumoral Circulante (ctDNA), anunciou hoje o grupo. 

Em nota, o HPA explica que se tratar de um exame «minimamente invasivo, que permite aos médicos descobrir e avaliar uma série de informações sobre as características do tumor e do próprio doente através da extração de uma simples amostra de sangue, bem como mutações específicas para terapêuticas-alvo com claro benefício na qualidade de vida e sobrevivência do paciente».

De acordo com o André Andraz da Cruz, coordenador da Unidade de Oncologia do Grupo HPA Saúde, «esta tecnologia tem evoluído e podemos atualmente, com o mesmo método e sem necessidade de procedimentos mais invasivos, avaliar o DNA Tumoral Circulante. Entre os principais benefícios, este método de diagnóstico, realizado em parceria com uma empresa norte-americana, permite avaliar a doença residual molecular após o tratamento cirúrgico de um cancro, possibilitando personalizar o tratamento oncológico preventivo de acordo com o risco individual de cada doente».

O coordenador diz ainda que, além disso, «também é possível monitorizar o ctDNA durante o seguimento do doente, ajudando a identificar o risco de recidiva e assim antecipar e agir rapidamente na doença metastática, sendo possível analisar em tempo real a resposta ao tratamento ou necessidade de adaptação».

 



Comentários

pub