Comissão Europeia veio a Olhão conhecer projetos da MOJU

Visita contou com a presença de João Paiva, representante da Direção-geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão da Comissão Europeia

Um representante da Direção-geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão da Comissão Europeia esteve na passada semana em Olhão para visitar as instalações do projeto Mais Sucesso E8G, que a MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão está a desenvolver no Bairro Fundo Fomento à Habitação, com o apoio de fundos europeus.

O objetivo da visita às instalações da associação juvenil olhanense «passou pelo contacto no terreno com boas práticas desenvolvidas no âmbito do Eixo 6 – Afirmar a Coesão Social e Territorial, com financiamento ao abrigo do CRESC Algarve 2020», segundo a MOJU.

Os representantes da MOJU deram a conhecer o Projeto Mais Sucesso E8G, «promovido no âmbito da 8.ª Geração do Programa Escolhas, no domínio da inclusão social de crianças e jovens, com implementação no concelho de Olhão».

«Este projeto parte de um consórcio constituído por uma série de entidades de referência a nível municipal e regional, que se propõem a desenvolver uma série de iniciativas no sentido de colmatar as necessidades das crianças e jovens, e respetivas famílias, socioeconomicamente desfavorecidos do concelho de Olhão», segundo a associação.

 

 

A visita foi também aproveitada para fazer um apanhado do trabalho da MOJU ao longo destes mais de 15 anos de intervenção em Olhão e não só, «com enfoque para os vários projetos desenvolvidos, indicadores de avaliação e resultados obtidos desde a sua constituição».

Para além de João Paiva, representante da Direção-geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão da Comissão Europeia,  estiveram presentes nesta visita Aquiles Marreiros da CCDR Algarve, Nathalie Santos e António Travassos do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, os vereadores Elsa Parreira e Ricardo Calé do Município de Olhão, Rui Gabriel, presidente da Junta de Freguesia de Olhão, e Rui Dinis, coordenador da Zona Lisboa, Sul e Ilhas do Programa Escolhas, .

Também o consórcio do projeto se fez representar nesta visita, nomeadamente pelo diretor regional do Algarve do IPDJ Custódio Moreno, pelos agentes Hélio Gonçalves e Fábio Gonçalves da PSP de Olhão, por Mónica Fernandes do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria e por Maria Faustino do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes.

A MOJU surgiu em 2007 e é uma associação juvenil sem fins lucrativos, cujos objetivos consistem na promoção da participação ativa dos jovens na sociedade e o seu desenvolvimento pessoal e social, desenvolvendo para tal projetos na área social, educativa, desportiva e cultural.

 



Comentários

pub