Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa admitido na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento

O projeto nacional tem como objetivo «prestar as condições necessárias aos alunos-atletas para conciliar com sucesso a atividade escolar e a prática desportiva de alto rendimento»

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (AEPROSA) viu a sua candidatura à Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) aprovada para o ano letivo 2023/24.

O projeto nacional tem como objetivo «prestar as condições necessárias aos alunos-atletas para conciliar com sucesso a atividade escolar e a prática desportiva de alto rendimento», refere a AEPROSA.

Após dois anos de experiência como escola externa às UAARE, o AEPROSA será um dos agrupamentos de referência a nível nacional, o que permitirá reunir e acompanhar alunos-atletas da região do sotavento algarvio, nas suas escolas Escolas Básicas de 2,3 ciclo e Escola Secundária.

O AEPROSA dará apoio não só aos alunos já com estatuto de alto rendimento, mas também a outros alunos que integram seleções nacionais ou alunos com potencial desportivo referenciados pelas respetivas federações nacionais.

«Este apoio passará pela definição de equipas pedagógicas, constituídas por um ou mais professores acompanhantes, vários professores de apoio de diferentes grupos disciplinares, um psicólogo escolar e professores TIC de apoio», frisa a Pinheiro e Rosa.

A equipa UAARE promoverá a articulação do treino, das competições e dos estágios com a aprendizagem escolar, a implementação de uma  Sala de Estudo Aprender +, (que assegura a vertente de pedagogia diferenciada e mobiliza planos pedagógicos individuais, através de um apoio personalizado quer presencial que à distância), o apoio psicológico e psicopedagógico e o apoio à orientação de carreira.

Outro nível de intervenção será com a rede dos Centros de Medicina Desportiva, especialmente na regulação da prática desportiva precoce, ao nível do acompanhamento regular (nutrição, prevenção de lesões, overtraining e burnout).

 

 



Comentários

pub