“A Copa do Guadiana” está de volta a VRSA e terá «a maior edição de sempre»

Competição dividir-se-á em três momentos

Imagem de arquivo

4500 participantes, entre atletas e staff, e 272 equipas vão fazer de Vila Real de Santo António a «capital do futebol juvenil», entre os dias 25 de Junho e 3 de Julho, em mais uma edição do torneio “A Copa do Guadiana”, que vai decorrer no Complexo Desportivo desta cidade.

Os jogos terão lugar no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, Campo Francisco Gomes Socorro e Complexo Desportivo de Monte Gordo e decorrem diariamente a partir das 8h30.

Esta será «a maior edição de sempre» da competição, que é o maior torneio nacional de futebol realizado num só concelho.

Este ano, o torneio será dividido em três momentos. De 25 a 28 de Junho (futebol 11) estarão em competição os escalões de Juvenis (atletas nascidos em 2006/2007), Iniciados (atletas nascidos em 2008/2009) e Infantis A (atletas nascidos em 2010).

Entre 28 Junho e 1 de Julho entram em campo os escalões de Infantis A, pela primeira vez com a variante de futebol 9 (atletas nascidos em 2010). Os Infantis B (atletas nascidos em 2011) e Benjamins A (atletas nascidos em 2012), em futebol 7, entram em campo nas mesmas datas.

Entre 1 e 3 de Julho (futebol 7 e futebol 5) competem os escalões de Benjamins B (atletas nascidos em 2013), Traquinas A (atletas nascidos em 2014) e Traquinas B (atletas nascidos em 2015).

No dia 25 de Junho, às 20h30, terá lugar o desfile de abertura, com as equipas de futebol 11, «promovendo o convívio e o clima de festa entre todos os participantes. Este momento repete-se no dia 1 de Julho, às 19h30, e será considerado a cerimónia de abertura do torneio para os restantes escalões», segundo a Câmara de VRSA.

 

 

A competição está dividida em nove escalões, nomeadamente sub-08 (futebol 5), 09, 10, 11, 12 e 13 (futebol 7, 9 e 11), sub-15 e sub-17 (futebol 11), estando reunidas todas as condições para jogos ao mais alto nível com jovens entre os 7 e os 17 anos.

Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, «a presença, no concelho, de dezenas de equipas e de centenas de participantes de diferentes regiões do país, durante mais de uma semana, cria uma dinâmica única que beneficia não só a economia local, mas também promove a nossa cidade como um destino turístico e desportivo de referência».

«Através da Copa do Guadiana estamos a reforçar a nossa posição como capital do futebol juvenil, proporcionando aos atletas, treinadores e famílias uma experiência inesquecível, e a contribuir para a formação desportiva e pessoal dos participantes», acrescenta.

Estão alocadas ao evento cerca de 80 pessoas para suporte e apoio, nomeadamente ao nível técnico. Durante toda a prova, será criada a linha «Copa do Guadiana Bus» para transportar os milhares de atletas entre os alojamentos e os locais dos jogos.

 

 



Comentários

pub