São Brás de Alportel comemora 109 anos de “independência” com o fado de Carminho

Sessão Solene culmina com a inauguração do Monumento aos Combatentes

São Brás de Alportel celebra, no próximo dia 1 de Junho, os 109 anos da sua elevação a município, separando-se do vizinho concelho de Faro, com um programa que terá como ponto alto a inauguração do Monumento aos Combatentes são-brasenses, «um justo tributo à memória e um apelo à Paz».

As cerimónias têm início às 10h00, na Rua das Comunidades Portuguesas, com o Hastear da Bandeira pelos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica da vila.

Segue-se a Sessão Solene Comemorativa, que integrará a Ccerimónia de entrega de insígnias municipais e a tomada de posse da Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

A Sessão Solene culmina com a inauguração do Monumento aos Combatentes, «em homenagem aos valorosos são-brasenses que ao longo dos tempos se empenharam na construção da paz».

O programa terá também uma versão digital, com o lançamento da aplicação do Município de São Brás de Alportel e do Geoportal de São Brás de Alportel na sua versão 2.0.

O programa prosseguirá à tarde, com mais uma edição da Festa da Criança, no Jardim Carrera Viegas, que estará preparado com muitas surpresas e brincadeiras que farão as maravilhas dos mais novos.

Também o São Brás Cineteatro Jaime Pinto celebra o Dia da Criança, com a exposição “Pintar com as Crianças”, mostra de trabalhos elaborados pelos alunos da professora Maria de Deus, com inauguração marcada para as 16h00.

O executivo municipal cumpre a tradição de homenagem ao fundador do concelho, João Rosa Beatriz, com a romagem ao sxeu mausoléu no Cemitério Municipal, pelas 15h30.

A Galeria Municipal abre as suas portas às 16h15 para inaugurar a exposição “São Brás de Alportel, Gentes e Memórias – parte 1 – Rua a Rua”, que nasce da iniciativa de dois são-brasenses.

O programa culmina com o concerto comemorativo da fadista Carminho, que tem início marcado para as 22h00, na Praça da República. Em palco, a artista apresentará o seu mais recente álbum “portuguesa”. Será um «momento memorável» que terminará com o tradicional espetáculo pirotécnico, que é já uma tradição.

O programa de comemorações prossegue ao longo do mês. No Âmbito do Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça, terá lugar o lançamento do livro “São Brás de Alportel, Terra de Corticeiros”, da autoria de César Correia, marcado para 2 de Junho, às 18h00, no Museu do Traje de São Brás de Alportel. Trata-se de uma obra que imortaliza a relação do concelho com a indústria corticeira, assim como com os são-brasenses que tiveram um papel importante na dinamização desta atividade no concelho.

No dia de Portugal, 10 de Junho, o Centro de Artes e Ofícios abre as suas portas, às 12h00, para inaugurar o espaço interpretativo da primeira escola pública do concelho “Escola antes de Abril”, que virá enriquecer a Rota da Memória de são Brás de Alportel.

 



Comentários

pub