Loulé recebeu reitores de universidades marroquinas

Iniciativa deu-se no âmbito da reunião do projeto internacional “Institutionnalisation des Centres de Formation par Alternance aux Universités Marocaines – ICFAL”

Loulé recebeu, esta quarta-feira, 3 de Maio, reitores das universidades públicas marroquinas e representantes do Ministério do Ensino Superior, da Investigação e da inovação de Marrocos. 

A iniciativa deu-se no âmbito da reunião do projeto internacional “Institutionnalisation des Centres de Formation par Alternance aux Universités Marocaines – ICFAL”, que se realizou na Universidade do Algarve, entre 2 e 4 de Maio.

A delegação marroquina de reitores e vice-reitores, por indicação do ministro da tutela, foi chefiada por Abdellatif Moukrim, reitor da Universidade Hassan I, em Settat, tendo acompanhado esta visita a Loulé o cônsul de Marrocos no Algarve: o arquiteto José Alegria.

Numa receção nos Paços do Concelho, o autarca Vítor Aleixo relevou a relação entre os dois países, com uma herança e identidade comuns. Deu o exemplo do património cultural comum em ambos os lados da fronteira, assim como as origens da cidade de Loulé, a Al-Ulya, de fundação islâmica. O presidente da Câmara de Loulé referiu ainda a importância de estreitar relações entre os dois povos, em matérias atuais como o clima, a cultura e o património, a educação.

O edil manifestou também o desejo junto dos reitores das universidades públicas marroquinas de estudar esta herança comum e a criar novos projetos de investigação. Neste contexto o autarca deu nota aos convidados do processo em curso para uma geminação entre Loulé e uma cidade marroquina a concretizar em breve.

A comitiva visitou depois o Centro Histórico de Loulé, destacando-se a atual Igreja Matriz, erigida no local da antiga mesquita, e os Banhos Islâmicos de Loulé, os únicos conhecidos em Portugal.

No decurso do encontro foi oferecido para cada biblioteca universitária pública marroquina o catálogo “LOULÉ: Territórios, Memórias e Identidades” (2017), que tem um capítulo dedicado a esta herança comum.

Financiado pela Comissão Europeia, o projeto “ICFAL _ Institucionalização dos centros de formação por alternância” faz parte do reforço «de capacidades no ensino superior que visa essencialmente a criação de centros de formação por alternância e a respetiva monitorização das inovações curriculares e formativas nas universidades marroquinas», cujo responsável é o professor Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve.

A ideia desta reunião de reitores surgiu há alguns anos, precisamente na Câmara Municipal de Loulé, pela mão de Carlos Albino.

 



Comentários

pub